Celam passará por um processo de renovação institucional

A presidência do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) comunicou na quinta-feira, 18 de julho, que será ativado um processo de renovação e reestruturação institucional da entidade, desafio dado por sua 37ª Assembleia Ordinária que se reuniu em Honduras, entre os dias 13 e 18 de maio deste ano.

O Celam foi criado em 1955 como um órgão a serviço das 22 conferências episcopais da América Latina e do Caribe. Segundo o informe, neste tempo, como fruto de seu trabalho, foram organizadas as 5 conferências gerais do episcopado latino-americano, desde o Rio de Janeiro até Aparecida.

Para desencadear o processo, será constituído um Comitê Executivo, integrado pelo presidente e secretário-geral e por mais quatro bispos. De acordo com o atual presidente do Celam, o arcebispo de Trujillo, Perú, serão estabelecidos princípios sobre os quais se deve realizar este caminho de reflexão par a restruturação institucional.

Ele reforçou ainda que enquanto se avança no exercício de reflexão para a restruturação e renovação do Celam, se manterão todos os serviços que a organização presta aos bispos, conferências episcopais e aos povos latino-americanos.

CNBB no Celam – Em maio deste ano, na 57ª Assembleia-Geral do episcopado brasileiro, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer foi eleito para representar a CNBB junto ao Celam. Na 37ª Assembleia Ordinária do Celam,  elegeu sua nova presidência para o período de 2019 a 2023, entre os quais o arcebispo de São Paulo foi escolhido primeiro vice-presidente da entidade do Celam.

Por ocasião da 37ª Assembleia Ordinária do Celam, em maio, o papa Francisco enviou uma mensagem ao Conselho. No texto, o Pontífice delineou o CELAM como um organismo de comunhão eclesial, chamado a colaborar com os pastores para que animem e apoiem, com espírito renovado, a sua missão, respondendo aos desafios do continente.

Foto: 37ª Assembleia Ordinária, Honduras, de 13 e 18 de maio.

O post Celam passará por um processo de renovação institucional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.