CCM promoverá formação missionária sobre envelhecimento humano

Com o tema: “A sabedoria das idades é luz para o nosso testemunho e serviço”, o Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), promovem a 6ª Semana de Formação Missionária sobre Envelhecimento Humano, em Brasília, de 13 a 17 de maio de 2019.

O encontro tratará da participação do ancião e da anciã na missão da Igreja. São convidados religiosos e religiosas, representantes de instituições e organizações missionárias, pessoas ligadas ao cuidado de idosos e demais interessadas no tema da missão e envelhecimento humano.

Na carta de apresentação do curso, o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Episcopal Para Ação Missionária, dom Esmeraldo Barreto de Farias, destaca que o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, sente dentro de si o apelo a acolher a própria existência como dom.

“A percepção da existência como dom remete àquele que está na origem deste dom. De modo intrínseco a esta percepção apela-se ao autor de todas as coisas: Deus mesmo”.

Segundo dom Esmeraldo, a gratuidade encontra expressões de louvor àquele que tudo fez: “Quão numerosas são tuas obras, Senhor e todas fizeste com sabedoria! A terra está repleta de tuas criaturas” (Sl 103, 24).

Durante o encontro, será lançado ainda o livro “Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos”. A obra nasceu de uma inspiração do Pontífice, que viu a necessidade de esclarecer o papel vital dos avós e de outros idosos em nossa sociedade.

Para o papa Francisco, o diálogo entre as gerações é crucial para edificarmos um mundo diferente com mais amor e justiça. Esta intenção já estava presente em Querido Papa Francisco, (Loyola, 2016) cuja publicação alertava para a importância de estarmos atentos às perguntas das crianças. Agora com o livro Sabedoria das Idades deseja-se fortalecer a comunicação entre as gerações.

A semana de formação terá a assessoria do bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Mauro Morelli, que fez parte da equipe de organização do livro na edição brasileira. Serão desenvolvidos os 5 eixos do livro: trabalho, luta amor, morte e esperança. Além dos comentários feitos pelo papa Francisco das experiências narradas no livro.

Na obra Francisco ressalta que: “Sem o testemunho da vida dos mais idosos, os planos dos jovens não têm raízes e nem sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o futuro gera ansiedade, insegurança, desconfiança e medo. Só o testemunho dos mais velhos ajuda os jovens a olhar acima do horizonte para ver as estrelas. Aprender que valeu a pena lutar por alguma coisa ajuda os jovens a encarar o futuro com esperança…”

A edição brasileira possui uma seção especial do Brasil que reúne todos os relatos dos brasileiros que participaram. Sendo dois deles usados na publicação mundial e comentados pelo papa.

Para inscrever-se, acesse: http://www.ccm.org.br/ficha-inscricao-envalhecimento/

O post CCM promoverá formação missionária sobre envelhecimento humano apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.