Cáritas Brasileira emite Moção de Apoio e Solidariedade às Universidades Públicas

Foi com muita indignação que recebemos a notícia veiculada pelo Ministério da Educação, em entrevistas aos meios de comunicação, sobre os cortes nos recursos de universidades e da concretização do bloqueio de verbas de três universidades federais: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Brasília (UNB). Após severas críticas à medida adotada, o Ministério da Educação estendeu o corte de orçamento a todas as universidades federais do pais. É notório que nos últimos anos, a sociedade brasileira se fortaleceu com a interiorização das universidades públicas, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e com a política de cotas, que intensificou o ingresso de jovens negros, indígenas e de comunidades rurais e periféricas. Neste sentido, vemos com preocupação o anúncio do contingenciamento de R$5,8 bilhões de investimento na Educação, bem como o corte de 30% no orçamento das universidades federais.

O corte que foi imposto e sem diálogo com as universidades, irá impactar diretamente nas despesas básicas de manutenção como pagamento de prestação de serviços, luz, água, limpeza e outros trabalhos fundamentais para manutenção e funcionamento. O governo justifica supostas balbúrdias e baixo desempenho. Porém o próprio Ministério da educação em diversos momentos já reconheceu o papel estratégico das universidades federais como agentes de desenvolvimento das políticas públicas. Não é as universidades privadas que garantem na totalidade este debate das políticas públicas e do desenvolvimento mais sustentável, pelo contrário, muitas das universidades privadas estão totalmente atreladas e a serviço do grande capital.

Acreditamos na importância da defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica, socialmente referenciada e com potencialidade de contribuição para construção da sociedade do “bem viver”. Defendemos o controle social das universidades por uma boa gestão e pelo cumprimento do seu papel acadêmico e social. Porém, as medidas anunciadas pelo governo brasileiro, nos parecem fundamentalmente uma visão de controle ideológico, o que repudiamos veementemente. Se promover balbúrdia é desenvolver ações de extensão que aproximem as universidades das realidades sócio, políticas, econômicas e de produção de conhecimento em diálogo democrático com a sociedade, essa medida é inconstitucional e cerceadora da autonomia universitária.

Um governo que pensa que as universidades federais são um problema, não consegue compreender o papel histórico das universidades no diálogo com a sociedade e na produção de conhecimento, bem como no debate das resoluções dos problemas sociais, ambientais, econômico, político, culturais. A lógica é sempre de sucatear o público em detrimento do privado, fortalecendo o velho discurso da privatização da educação.

A Cáritas Brasileira, entidade de ação pastoral, que atua em todo território brasileiro, desde 1954, com uma trajetória marcada pelo desenvolvimento de ações locais, comunitárias e territoriais, destaca a importância das parcerias com as diversas universidades no sentido de fortalecer a luta pela garantia de direitos das populações vulneráveis e pela construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e democrática. Reiteramos a importância da UFBA, da UNB e da UFF como patrimônio do povo brasileiro, no fortalecimento do seu tripé: pesquisa, ensino e extensão, na formação de profissionais competentes, comprometidos e críticos e no diálogo com a sociedade, sendo espaço de construção de conhecimento e de garantia da soberania nacional.

Com informações de Osnilda Lima e Jucelene Rocha/ Ascom Cáritas Brasileira

O post Cáritas Brasileira emite Moção de Apoio e Solidariedade às Universidades Públicas apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.