Cardeal Dom Sergio da Rocha divulga novas orientações para a Semana Santa

Considerando que a data da Páscoa não pode ser alterada e que o toque de recolher decretado pelo Governo da Bahia, compreendendo o horário das 18h às 5h, foi prorrogado até dia 05 de abril, é preciso rever o horário habitual da celebração do Tríduo Pascal. Não havendo normas diversas a serem estabelecidas pela Santa Sé ou pela Conferência Episcopal, estarão em vigor as seguintes orientações pastorais para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Na quinta-feira da Semana Santa, a celebração da “Missa vespertina da Ceia do Senhor”, sem o Lava-pés, com a presença de fiéis de acordo com a capacidade máxima permitida, pode ocorrer a partir das 16h.

As medidas sanitárias em vigor não permitem a celebração, reunindo fiéis, durante a noite. Por isso, se a celebração da Vigília Pascal for realizada no habitual horário noturno, deverá ocorrer sem a presença dos fiéis no templo, transmitida online.  Se considerada mais oportuna para o bem pastoral da comunidade, a Vigília Pascal, com a presença dos fiéis, segundo os protocolos sanitários, poderá ser antecipada para as 16h. Os sacerdotes procurarão celebrar com o devido zelo litúrgico, evitando prolongar as celebrações, seguindo as Orientações para a Semana Santa publicadas.

Continuam em vigor as demais normas litúrgicas e orientações pastorais para a Semana Santa.

Salvador, 26 de março de 2021.

Cardeal Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.