Bispo diocesano recebe comenda 2 de Julho

Em 24 de maio último, o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva, recebeu a ‘Comenda 2 de Julho – Libertadores da Bahia’, medalha concedida pela Assembleia Legislativa a cidadãos baianos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado da Bahia.

Estavam presentes à sessão especial de concessão da comenda o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes (irmão do homenageado), o vice-governador da Bahia, João Leão, o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (autor da proposta da comenda), entre outras autoridades.

Para prestigiar o ex-Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, diocesanos de Barreiras também se fizeram presentes na Assembleia Legislativa.

Dom Josafá – que há cerca de dez anos recebeu da Câmara Municipal de Salvador a Medalha Tomé de Souza pelos serviços pastorais prestados à capital baiana – falou sobre a nova honraria. “Tendo nascido em Salinas das Margaridas, município do Recôncavo Baiano, e vivido em Salvador até fevereiro de 2011, sei bem a importância simbólica dessa condecoração, pelo título que a nomeia”.

Em seu discurso, Dom Josafá afirmou que os ideais que norteiam a missão de um bispo que se coloca a serviço de um povo são os mesmos que levam a Igreja a ir além da espiritualidade, como fez o próprio Jesus. “Se um bispo conduz uma Igreja Particular com essa consciência, então ele só pode estar associado aos ideais que inspiraram os heróis do 2 de Julho”, salientou ele.

Enfatizando o contexto que serviu de parâmetro para a concessão da comenda, Dom Josafá traçou um paralelo entre a sua vida e o evento cívico que entrou para a história do país. “Desde criança participei das comemorações do 2 de Julho. Os lugares de luta pela independência foram espaços onde vivi a minha infância, adolescência e juventude, e onde também exerci, durante muitos anos, o meu ministério religioso. Por tudo isso, sinto-me imensamente honrado com a concessão do título. É um estímulo para a continuidade da minha missão”, acentuou.

Confira mais fotos do evento nas redes sociais da Excelsior.

Add Your Comment

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.