Assembleia dos bispos em Aparecida

Dom Adilson Busin
Bispo auxiliar de Porto Alegre


Entre os dias de 1º a 10 de maio, acontece em Aparecida (SP), a 57ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano há dois elementos fortes na pauta. A saber: a aprovação das novas diretrizes gerais da evangelização; e a eleição da nova direção da CNBB. Além do presidente, vice e secretário executivo, serão eleitos os presidentes das várias comissões. A dinâmica da pauta prima pela elaboração e aprovação das diretrizes. Depois serão escolhidos os que levarão adiante as comissões da CNBB no próximo quadriênio. Esta assembleia reveste-se de maior expectativa, pois a eleição gera curiosidade, especulação e tendências. Isto é natural. Revela os vários carismas de dons.

Considerados os aspectos práticos e tendências que possam direcionar uma eleição, diante do cenário nacional e interno à própria Igreja Católica no Brasil, cabe sempre recordar que os desafios encontram uma resposta na confissão de fé e na missão da mesma Igreja. Os bispos, como pastores à frente do rebanho, confirmam os fiéis na fé, na esperança e na caridade.  Creio que nisto se resume o ser Igreja e sua ação evangelizadora.

Confirmar os irmãos na fé. O que Jesus confiou a Pedro e aos apóstolos também é confiado aos bispos. O ar de incertezas em que viemos, de horizontes anuviados, dispersivos, ou no imanentismo de nossos dias, um mundo sem horizontes, a Igreja confessa e confirma a fé no Senhor. Ressuscitado, Ele rompe o véu da morte mostrando que a vida é o caminho e o horizonte final. Essa é a primeira missão dos bispos: a de confirmar e guiar os irmãos na fé. Ser para o Brasil, a confirmação de Jesus Cristo, o missionário do Pai, veio anunciar a boa nova. Ele, e seu evangelho, é boa notícia para o Brasil dos nossos dias.

Animar na esperança. Se as situações de injustiça, dor, sofrimento e depressão podem curvar nosso olhar apenas para o “aqui e agora”, o olhar da fé alimenta a esperança. Na barca à deriva, o Senhor vem e nos diz “coragem, sou eu!”. Jesus ressuscitado envia os apóstolos dizendo: “Ide sem medo, coragem, eu venci o mundo”. Os bispos são portadores desta esperança. Por isso, muito embora a eleição seja de suma importância, é mister que os que estiverem à frente, sejam animadores da esperança. A CNBB também é convidada pelo Papa Francisco que nos diz: “Não deixemos que nos roubem a esperança!” Esperar com toda fé e com todo amor, no compromisso com este mundo. Os bispos têm a missão de guiar no caminho para a “pátria celeste”.

Testemunhar a caridade: a assembleia é expressão da sinodalidade dos bispos. Fazemos um caminho comum. Ser testemunhas da caridade do Cristo Senhor celebrando e tornando viva a memória de sua doação: “fazei isto em minha memória”. Os bispos celebram juntos todos os dias no Santuário de Aparecida. Da eucaristia brota e nela se alimenta o serviço da Igreja. Uma “Igreja em saída e samaritana” como nos pede Francisco em sua exortação. A caridade é todo serviço de promoção, inserção e inclusão dos irmãos. A Doutrina Social da Igreja nos orienta nesta missão. A nova direção e as novas comissões da CNBB têm esta incumbência de fidelidade à tradição e o cuidado do mundo e dos irmãos, especialmente os mais pobres. Neles o Senhor faz ouvir mais forte seu clamor. A justiça, a caridade e a paz são expressão de nosso acreditar. Os bispos são pastores e servos. A fidelidade na caridade e a fidelidade na doutrina andam juntas. Na confissão do amor, Jesus confia a Pedro a missão “Apascenta meu rebanho”.

Pedimos a unidade de preces para nossa assembleia. Que o Espírito nos ilumine e indique o caminho. A Mãe Aparecida proteja a Igreja e a pátria brasileira.

O post Assembleia dos bispos em Aparecida apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.