Assembleia do COMINA trabalha na finalização do Programa Missionário Nacional

O Programa Missionário Nacional está no centro das atividades da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos últimos meses. Nesta semana, duas reuniões foram momentos de trabalhar na conclusão do texto que deve orientar a atuação da Igreja no Brasil no contexto da missão: a reunião com os bispos referenciais dos regionais e a 36ª Assembleia do Conselho Missionário Nacional (Comina). Ambos os eventos ocorrem na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).

Foto: CNBB/Daniel Flores

Bispos referenciais
O encontro da Comissão com os bispos referenciais da Ação Missionária dos regionais ocorreu nos dias 3 e 4 de abril. Os bispos trabalharam na conclusão do processo de construção do Programa Missionário Nacional, texto que é fruto das assembleias que aconteceram nos regionais ao longo de 2018.

Outros destaques do encontro foi a avaliação das ações da Comissão no quadriênio que se encerra no próximo mês, com destaque para as experiências missionários, os congressos missionários, as santas missões. “Tudo isso tem ajudado a abrir a Consciência Missionária, e é isso que desejamos: fazer com que cada pessoa batizada, cada cristão católico possa descobrir que é chamado por Deus para seguir Jesus Cristo e para viver a missão na família e nos vários ambientes em que se encontra”, ressalta o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Dom Esmeraldo também conta que os bispos refletiram sobre o projeto de missão ad gentes, as ações no âmbito da CNBB e também dos regionais na vida missionária fora do Brasil: “É um destaque fantástico ver aquilo que acontece em relação ao Timor Leste, a presença missionária em Moçambique –  só de brasileiros já são mais de 115 pessoas, homens e mulheres, leigos, padres, religiosos e religiosas. E na Guiné Bissau, em torno de 30 a 40 brasileiros já se encontram”.

Durante encontro dos bispos referenciais, houve estudo do texto que será o centro do debate da 57ª Assembleia Geral da CNBB, que trata das novas Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Dom Esmeraldo destacou que foram apresentadas sugestões para que a missão seja um eixo central da ação da Igreja para os próximos anos.

Assembleia do Comina
A Assembleia do Conselho Missionário Nacional neste ano terá um dia a mais de programação para que os participantes possam concluir a preparação do texto do Programa Missionário Nacional e, se houver consenso, aprova-lo. Iniciou na noite desta quinta-feira, 4, com missa presida pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, e segue até domingo, dia 7.

O professor Joaquim Alberto Andrade Silva apresentará o resultado do levantamento de dados realizado a partir das assembleias realizadas nos 18 regionais. É a partir desta sistematização que será abordado o trecho “iluminar” do texto. De acordo com dom Esmeraldo, esta parte trata sobre o que é a missão, Jesus que é o centro da missão, Jesus que nasce da graça da Santíssima Trindade, como a Igreja está presente e acolhida na missão, a espiritualidade missionária.

“Depois de estudar o texto, a assembleia vai escolher três prioridades que devem ser acolhidas e assumidas por todos os regionais, dioceses, paróquias e comunidades do Brasil. Para cada uma das três prioridades, vamos escolher os projetos. São três prioridades e para cada prioridade, três projetos”, explica dom Esmeraldo.

Após aprovado, o programa deve oferecer estas pistas de ação e os regionais “vão poder realizar de acordo com sua realidade”. O desejo de dom Esmeraldo é que a Igreja no Brasil possa ser mais missionária e, caminhando juntos, vivendo este grande espírito missionário, nós possamos ajudar a construir um Brasil que seja justo, pacífico e fraterno”.

Programa Missionário Nacional
O bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, é coordenador do Grupo de Trabalho que prepara o Mês Missionário Extraordinário, que está na pauta da Assembleia do Comina. Confira o que ele fala sobre a apresentação das propostas de atividades para outubro deste ano:

O post Assembleia do COMINA trabalha na finalização do Programa Missionário Nacional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.