Arquidiocese de Salvador

Paróquias que têm o Espírito Santo como Titular preparam a Solenidade de Pentecostes

50 dias após a Páscoa, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora e os apóstolos, que estavam reunidos no cenáculo. Este ano, a Solenidade acontecerá no dia 23 de maio, com Missas em todas as paróquias do mundo. Na Arquidiocese de Salvador, três paróquias têm o Espírito Santo como Titular e prepararam programações especiais para este momento. Confira:

Neste Ano de São José, a Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves) celebra a Solenidade de Pentecostes com o tema central “São José, pai obediente e cheio do Espírito Santo”. Em virtude da pandemia, a programação deste ano está reduzida e acontecerá com a presença limitada dos fiéis, que devem agendar a participação, com antecedência, através da secretaria paroquial.

O tríduo  em preparação à Festa do Titular da paróquia será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, sempre com início às 19h. A cada noite serão abordados os seguintes sub-temas: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”, presidido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Souza Barreto Júnior (1ª noite);; “José, tu lhe porás o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados”, conduzido pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Carlos Augusto (2ª noite); e “São José, com coração de pai, inteiramente a serviço do plano de salvação”, celebrado pelo pároco, padre Joelson Andrade (3ª noite).

O ápice dos festejos – Solenidade de Pentecostes – será no dia 23 de maio. A programação festiva terá início às 6h, com a Santa Missa presidida pelo padre Agostinho Manoel. Já às 7h30 haverá Missa Solene, sob a presidência do bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida; e às 9h30 o padre Joelson Andrade celebrará a última Missa deste dia.

Na Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos), o tema central dos festejos é “Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito” (Gl 5, 25). De 14 a 22 de maio, a comunidade participa do novenário, sempre com início às 19h30, e a cada noite haverá um bispo ou um padre convidado: a abertura será presidida pelo bispo da Diocese de Ruy Barbosa, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

No dia da Solenidade da Ascensão do Senhor – 16 de maio – além da novena, haverá Missa às 7h30 e o Ilumina Divino (momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e show),às 15h. É importante ressaltar que para participar do novenário ou do Ilumina Divino os fiéis devem realizar o agendamento através da secretaria paroquial, pelo telefone (71) 98773-6275. Para quem é fdo grupo de risco, ou que por outro motivo não poderá estar presente fisicamente, toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo Youtube e pelo Facebook [para localizar o anal e o perfil, o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca].

Na véspera da Solenidade de Pentecostes, portanto no dia 22 de maio, acontecerá a Vigília, que contará com a seguinte programação: recitação do Terço Mariano, às 18h; recitação do Terço do Espírito Santo, às 19h; Santa Missa, às 19h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha; e momento de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, às 20h30.

No dia festivo, 23 de maio, as homenagens ao Divino Espírito Santo terão início às 6h com a alvorada, seguida da recitação do Ofício da Imaculada Conceição, às 6h30. A primeira Missa será celebrada às 7h30, com a coroação do Imperador 2022. Já às 15h30 haverá carreata, saindo da Comunidade São Luís de França e seguindo até a Matriz. O ápice dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Salvador, padre Juraci Gomes de Oliveira.

Já a Paróquia Divino Espírito Santo (Alto das Pombas) realizará o setenário em preparação à Solenidade de Pentecostes, de 16 a 22 de maio, sempre às 18h30, à luz do tema “Enviai o Vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai” (Sl 103). É importante ressaltar que a cada noite a comunidade é convidada a realizar gestos concretos, por meio da doação de material de limpeza e fralda geriátrica.

Para participar presencialmente, o fiel deverá entrar em contato, com antecedência, com a secretaria paroquial, através do telefone (71) 3235-0767. Também haverá transmissão, ao vivo, pelo Youtube [para localizar o canal, o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca].

No dia 22 de maio, após o setenário acontecerá a Vigília de Pentecostes, das 20h30 às 00h. Já no Dia Solene (23) serão celebradas Missas ao longo de todo o dia: às 7h, presidida pelo pároco, padre Adilson Silva; às 8h30, sob a presidência do padre Rutinaldo dos Santos Gonzaga; às 10h, presidida pelo frei Roberto Fernandes Perira; e às 11h30, celebrada pelo padre Thiago José Rocha Costa.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados