Arquidiocese de Salvador

Morre Dom André de Witter, presidente da Comissão Pastoral da Terra

Faleceu neste domingo, 25 de abril, Domingo Dom Bom Pastor, dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa (BA) e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No sábado, 24 de abril, o bispo diocesano, dom Estevam dos Santos Silva Filho, divulgou um comunicado no qual informou que dom André havia apresentado alguns problemas de saúde e aguardava resultados de exames clínicos. Apesar de não apresentar sintomas característicos de Covid-19, o bispo havia sido testado e aguardava o resultado. Em nota divulgada nesta segunda-feira, a diocese informou que dom André foi vítima de choque séptico e celulite infecciosa.

O bispo será sepultado hoje, 26 de abril, com missa de corpo presente, por volta das 15h. O corpo será depositado na cripta dos bispos, na Catedral de Santo Antônio. A celebração será restrita, reservada aos bispos, clero diocesano e religiosas, com transmissão pelas redes sociais da diocese. O corpo está sendo transladado de Salvador a Ruy Barbosa e passar às margens de quatro cidades: Ipirá, Baixa Grande, Macajuba e Ruy Barbosa.

Padre Missionário

Dom André Marie Gerard nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de agricultores. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina, em Lovaina, onde estudou Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968; formou-se como engenheiro agrônomo na universidade de Lovaina; estagiou como vigário cooperador na paróquia de Zwijndrecht. Chegou ao Brasil para trabalhar na diocese de Alagoinhas (BA), no dia 12 de fevereiro de 1976; foi integrado na equipe da pastoral rural diocesana e, depois de um pequeno estágio na paróquia de Teodoro Sampaio, foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.

Além da paróquia, dedicou-se, no nível diocesano, à coordenação de pastoral, de 1981 a 1988; como vigário episcopal Zonal do Sertão e à direção espiritual do Seminário dom José Cornelis de Salvador, de 1991 a 1992. Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Na Pastoral Rural, além do apoio à Escola Família Agrícola, e à COOPERA, ele acompanhou o movimento sindical e o Assentamento de Biritinga.

Bispo de Ruy Barbosa e da Pastoral da Terra

No dia 8 de junho de 1994, padre André de Witte foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA). Em 28 de agosto, foi sagrado pelo cardeal arcebispo de São Salvador da Bahia, dom Lucas Moreira Neves. Adotou como lema episcopal “Cristo Sempre”. Dom André assumiu sua missão episcopal como quarto bispo de Ruy Barbosa em 28 de agosto de 1994, sucedendo dom Mathias William Schmidt.

Dom André completou 75 anos no dia 31 de dezembro de 2019 e teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco no dia 15 de abril de 2020.

Em sua trajetória episcopal, dom André foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em 2015, foi eleito vice-presidente e em 2018 presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e integrava a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

Nota da diocese

Em nota, o bispo de Ruy Barbosa, dom Estevam dos Santos Silva Filho, afirmou que “toda família diocesana, bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza às verdes pastagens que ele é merecedor”.

 

Nota da CNBB

A Presidência da CNBB também divulgou nota de pesar sobre o falecimento de dom André:

 

Nota de pesar pelo falecimento de Dom André de Witte 

 

Com pesar, recebemos a notícia do falecimento de nosso irmão Dom André de Witte, no último domingo, 25 de abril. Missionário belga, Dom André quis ser sinal de Jesus Bom Pastor e, de forma muito especial, na presença junto aos mais pobres e trabalhadores do campo 

Por mais de 45 anos Dom André serviu à Igreja no Brasil, inicialmente como padre Fidei Donum, e depois como Bispo da Diocese de Ruy Barbosa, na Bahia, por 25 anos e oito meses, até a acolhida de sua renúncia pelo Papa Francisco, em abril do ano passado. Permaneceu junto ao povo de sua diocese e atuante na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil como já fizera por muitos anos como referencial regional, vice-presidente e presidente da Comissão Pastoral da Terra; na Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora; nos diversos grupos de trabalho; e, mais recentemente, na Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral. 

Seja o legado de Dom André nosso compromisso pela Evangelização na perspectiva de Jesus que veio para que todos tivessem vida, denunciando e combatendo os projetos que a ameaçam, como Dom André sempre nos motivou.  

A Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Bispo Diocesano de Ruy Barbosa, a toda a diocese, aos agentes da CPT, amigos e familiares, movimentos e grupos populares do campo que puderam se enriquecer do compromisso evangélico de Dom André de Witte, nossa solidariedade e proximidade, rogando ao Bom Pastor que o acolha e lhe dê o descanso eterno.  

Em Cristo sempre,  

  

Dom Walmor Oliveira de Azevedo 
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente 

Dom Mário Antônio da Silva 
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente 

Dom Joel Portella Amado 
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral 

 

Nota da Comissão sobre Ecologia Integral

Ainda a Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral da CNBB divulgou uma nota de solidariedade:

 

Nota de solidariedade cristã

“Eu vim para que tenham vida e tenham em abundância” (Jo 10, 10).

Nós, da Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, recebemos com tristeza o comunicado do falecimento de Dom André de Witte. Manifestamos nossa solidariedade e orações pelos familiares, amigos e por todos, especialmente pelo Povo de Deus da diocese de Ruy Barbosa-BA, na pessoa de seu bispo Dom Estevam, de onde era bispo emérito. Dom André fazia parte de nossa Comissão de Ecologia Integral e Mineração. Era muito assíduo em nossas reuniões, contribuindo com seu testemunho de bom pastor em defesa das causas socioambientais. Como irmão mais velho de nosso grupo, sempre nos concedia a bênção no final dos trabalhos, com palavras de sabedoria e encorajamento para seguirmos sonhando com uma sociedade justa e fraterna e na defesa de nossa casa comum. Que Jesus, Bom Pastor, acolha em seu Reino esse nosso irmão que, aqui na terra, foi seu testemunho fiel. E que nós, na continuidade de nossa missão, o guardemos sempre em nossa memória agradecida.

Fonte: CNBB


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados