Arquidiocese de Salvador

Centro Cultural Missionário oferece cursos online gratuitos

Estão abertas as inscrições para dois cursos online oferecidos pelo Centro Cultural Missionário (CCM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o novo formato, padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas e agentes de pastoral de todo o Brasil poderão aprimorar sobre as Fontes Bíblicas da Missão e a Formação para a Missão. As duas formações ocorrem neste mês de abril.

Em carta de divulgação dos cursos, o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Odeli Magri, que também é vice presidente do CCM, recordou que a formação missionária está entre as prioridades do Programa Missionário Nacional e que é “urgente e necessária”.

“Até o início de 2020, os cursos eram presenciais. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus fez-se necessário buscar outros caminhos para que a formação missionária chegasse às dioceses, paróquias e comunidades mais distantes. Assim, o Centro Cultural Missionário passa a oferecer cursos de formação online”, afirmou dom Odelir no texto que também é assinado pelo diretor do CCM, padre Djalma Antônio da Silva.

Formação para a missão

O curso “Formação para a missão” será realizado de 19 a 22 de abril, com aulas de 19h30 a 21h30. O curso pretende oferecer aos participantes um bom conhecimento do Programa Missionário Nacional 2019-2023 e uma reflexão sobre seus conteúdos. Consequentemente, quer favorecer o crescimento de sua consciência missionária, motivá-los a serem agentes ativos no processo de conversão pastoral e a concretizar o Programa nos ambientes de sua atuação. Visa a contribuir para que a missão se torne parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais.

O público-alvo da formação são cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações religiosas, institutos e novas comunidades.

Saiba mais aqui!

Fontes Bíblicas da Missão

De 26 a 30 de abril, também no horário de 19h30 a 21h30, o curso destaca a importância de fazer crescer “uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras” (Carta apostólica, Aperuit illis, 15) e abrir os corações “para fazer da Palavra alimento que, entrando pela mente, toque o coração, nutra o espírito, transforme a vida e seja critério da experiência comunitária e da ação missionária” (DGAE 2019-2023, 148). O curso Fontes Bíblicas da Missão visa, assim, proporcionar aos participantes uma visão sintética e global da missionariedade no Antigo e Novo Testamentos.

Segundo o CCM, a formação quer favorecer a compreensão das causas da falta de impulso missionário no Antigo Testamento como também as tendências –- particularista e universalista –- em relação à missão. “Pretende ajudar os participantes a perceber que o Novo Testamento apresenta uma variedade de teologias da missão e demonstrar as características da missão em cada um dos evangelistas. Quer mostrar a importância do Apóstolo Paulo na expansão do cristianismo, através da apresentação de seu método missionário”, explica a ementa.

É voltado para cristãos leigos e leigas em geral, agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), seminaristas, consagrados, ministros ordenados, membros de Congregações, institutos e novas comunidades.

Saiba mais aqui!

Fonte: CNBB


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados