Arquidiocese de Salvador

Comissão para a Liturgia disponibiliza roteiros para celebrar o Tríduo Pascal em família

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou roteiros para as celebrações em família do Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão, Sábado Santo e Domingo de Páscoa. As famílias poderão realizar suas celebrações da Palavra em casa, especialmente neste contexto de pandemia.

“Novamente esta Semana Maior, a Semana Santa, será celebrada no contexto da pandemia da COVID – 19, que desde o ano passado nos obrigou a elaborar e adotar normas e práticas de segurança sanitárias que buscassem garantir a defesa e a conservação da vida de nossos fiéis, pelo cuidado com a não disseminação do vírus em nossas celebrações litúrgicas. […] convidamos aos fiéis a cultivar momentos de oração em família ou pessoalmente a partir de subsídios propostos pelas próprias dioceses e paróquias. Nossa Comissão, desde o ano passado, vem oferecendo semanalmente e oferecerá também para as celebrações da Semana Santa o subsídio ‘Celebrar em Família’”, reforça a Comissão para a Liturgia.

Confira os materiais e indicações para cada dia:

Quinta-feira Santa

Nesse dia, a Igreja dará início ao Tríduo Pascal, no qual se celebra o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, mistério central da nossa fé e centro do Ano Litúrgico. No primeiro dia do Tríduo celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e o mandamento do amor, com o gesto de lava-pés. A Comissão para a Liturgia da CNBB sugere no Roteiro Celebrar em Família, onde for possível, colocar em algum lugar externo da casa (porta, janela ou varanda), de forma bem visível, um jarro com bacia e toalha, um ícone eucarístico ou outro ícone relacionado ao que é celebrado.

BAIXE O ROTEIRO CELEBRAR EM FAMÍLIA DA QUINTA-FEIRA SANTA.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados