Arquidiocese de Salvador

COMUNICADO OFICIAL SOBRE ATIVIDADES PASTORAIS NA PANDEMIA

Nos últimos dias, com o agravamento da pandemia na Bahia, têm sido publicadas, pelo Governo Estadual e pela Prefeitura Municipal de Salvador, diversas medidas de enfrentamento do novo coronavírus, causador da COVID-19.

Conforme o Decreto do Governo do Estado da Bahia, n. 20.240, de 21 de fevereiro de 2021, artigo 3º: “ficam suspensos os eventos e atividades previstos no inciso I do art. 9º do Decreto n. 19.586, de 27 de março de 2020, independentemente do número de participantes, durante o período de 22 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2021”. O referido inciso inclui as atividades e os eventos religiosos com a presença de público.

Dentre outras medidas estabelecidas, consta “a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 5h, de 22 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2021”.

Desde o início da pandemia, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia tem acolhido as medidas de saúde pública, visando contribuir com especial empenho e responsabilidade para a prevenção e o controle da pandemia. Nestes dias, estivemos buscando esclarecimentos sobre as medidas decretadas e, ao mesmo tempo, aguardando novas deliberações da Prefeitura Municipal de Salvador que pudessem contemplar o funcionamento dos templos, o que não ocorreu até o presente momento. Assim sendo:

1) ficam suspensas as atividades arquidiocesanas em comemoração aos 470 anos de criação da Diocese de São Salvador, previstas para os dias 25 e 27 deste mês, a serem realizadas em novas datas, oportunamente divulgadas.

2) enquanto vigorarem as restrições à presença dos fiéis nas celebrações e atividades pastorais, recomendamos a transmissão online de missas e outros momentos de oração, nas paróquias.

3) nesta fase da pandemia, em cada paróquia, é preciso observar os protocolos para as Igrejas, estabelecidos nos seus respectivos municípios.

Continuaremos acompanhando atentamente a situação da pandemia, procurando comunicar as orientações pastorais que se fizerem necessárias. Permaneçamos unidos, em oração, ajudando as pessoas a assumirem as medidas estabelecidas para evitar contágios e preservar a vida e a saúde, e sendo solidários com os que mais sofrem.

Salvador, 23 de fevereiro de 2021.

 

Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de São Salvador da Bahia


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados