Arquidiocese de Salvador

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier recebe homenagens de soteropolitanos

Os fiéis soteropolitanos já estão se preparando para a Festa Litúrgica de São Francisco Xavier, celebrada no dia 3 de dezembro. Em virtude da pandemia, na Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho), o tríduo, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, sempre às 19h30, será transmitido, ao vivo, pelo Facebook e Youtube [para localizar a página e o canal, o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca]. É importante destacar que São Francisco Xavier é o padroeiro de Salvador e, ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro universal das missões.

“São Francisco Xavier tem pelo menos três grandes datas festivas: a Espanha, sua terra natal, o homenageia no dia 12 de março, data da sua canonização, juntamente com Santo Inácio de Loyola; já o dia 10 de maio é a data oficial, desde 1686, da sua festa para os devotos de Salvador; e no dia 3 de dezembro é a data em que toda a Igreja comemora a festa litúrgica deste extraordinário missionário, que levou a mensagem de Cristo por toda a Ásia, até a China e o Japão”, explica o pároco da Paróquia Sant’Ana, padre Ângelo Magno Carmo Lopes.

No dia festivo, 3 de dezembro, haverá uma procissão, com o número reduzido de fiéis, saindo do Convento e Igreja de São Francisco, às 17h30, percorrendo o Terreiro de Jesus e seguindo até a Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica). Já às 18h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Santa Missa. Para participar presencialmente, os fiéis devem entrar em contato com a secretaria da Catedral, através do telefone (71) 3321-4573.

São Francisco Xavier também será homenageado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube. Nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, os fiéis participam do tríduo, às 19h30, na Matriz (Rua Nossa Senhora do Carmo, s/n, Sete de Abril). O tema que norteará as reflexões sobre o santo é “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6, 8). No dia festivo, 3 de dezembro, haverá a recitação do Terço, às 19h, e a Santa Missa, às 19h30.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados