Arquidiocese de Salvador

Conheça os dois novos bispos auxiliares nomeados para a Arquidiocese de Salvador

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (4), dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foram eleitos o padre Valter Magno de Carvalho, da Arquidiocese de Mariana (MG), e o padre Dorival Souza Barreto Júnior, do clero da Arquidiocese de Montes Claros (MG), que passarão a colaborar o no pastoreio do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Padre Valter Magno de Carvalho – É o primeiro dos seis filhos de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho, nasceu aos 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova – MG.

Iniciou seus estudos na Escola Estadual Urquisa Diniz Chagas, Distrito de Palmital dos Carvalhos, Senhora dos Remédios – MG. Depois passou a estudar em Carandaí – MG na Escola Estadual Deputado Patrús de Souza e Escola Municipal Abeilard Pereira. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de Mariana – MG no ano de 1989. Em 1991 ingressou no Seminário Maior São José da mesma Arquidiocese onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – MG. Foi ordenado presbítero no dia 23 de agosto de 1997, em Palmital dos Carvalhos, MG.

Ao longo dos 23 anos de sacerdócio exerceu diversos ofícios na Arquidiocese de Mariana: diretor da Comunidade do Propedêutico; assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar; administrador da Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida; pároco da Paróquia São José Operário, em Barbacena; coordenador do Curso de Teologia para leigos, em Barbacena; pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês; pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena; vigário episcopal; reitor do Seminário Maior São José e diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

Até a presente data participava dos seguintes organismos da Arquidiocese de Mariana: Conselho de Formadores do Seminário Maior São José; Colégio dos Consultores; Conselho Presbiteral; Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos; Conselho Arquidiocesano de Pastoral; Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação; Conselho Curador da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana e Diretoria da Escola Diaconal São Lourenço.

Nomeado pelo Papa Francisco Bispo Titular de “Giufi” e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Escolheu como lema episcopal: “In Verbo Tuo” (Em atenção à Tua Palavra).

Padre Dorival Souza Barreto Júnior – Filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10/03/1964, em Jequié – BA. Viveu a sua primeira infância na cidade de Aiquara – BA, transferindo-se em seguida com a sua família para Jequié, onde iniciou os seus estudos ginasiais. No ano de 1980, ingressou no Seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista – BA, concluindo o segundo grau no Colégio Paulo VI. Com os Frades Menores Capuchinhos residiu em Salvador – BA, concluindo o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador – UCSal. Fez o noviciado em Esplanada – BA, emitindo a Profissão Simples. Iniciou o curso de Teologia na UCSal, dando continuidade ao mesmo no Instituo Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela diocese de Jequié. Transferindo-se para Montes Claros – MG, concluiu o curso de teologia, sendo ordenado Diácono no dia 19/07/1987, por S. Ex.a Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem. Foi ordenado Presbítero no dia 10/01/1988, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Alves Trindade.

Bacharel em Teologia, Licenciado em Filosofia, Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico – Roma – Itália, Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma – Itália.

Exerceu as seguintes funções: Além de Vigário, Administrador Paroquial e Pároco em algumas paróquias da Arquidiocese, foi Chanceler, Ecônomo, Membro dos Conselhos Presbiteral, Econômico e Pastoral, do Colégio dos Consultores e Pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Montes Claros – MG.

Atualmente exerce as seguintes funções: Professor de Liturgia Fundamental – Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus – Diamantina – MG, Professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim – Seminário Maior Imaculado Coração de Maria – Montes Claros – MG, Professor de Língua e Culturas Latinas – Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – Montes Claros – MG, Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, Vice-chanceler, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Conceição e São José. De 2013 até a presente data é Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José – Montes Claros – MG.

O post Conheça os dois novos bispos auxiliares nomeados para a Arquidiocese de Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados