Arquidiocese de Salvador

Bispo auxiliar eleito, padre Valter Magno de Carvalho envia saudação aos fiéis da Arquidiocese de Salvador

“In Verbo Tuo”

Saudação ao povo de Deus presente na Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Em.mo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador e primaz do Brasil,

Rev.mo Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, bispo auxiliar de Salvador,

Rev.mos presbíteros e diáconos,

Caros religiosos e religiosas,

Diletos seminaristas,

Caríssimos leigos e leigas dos diversos serviços eclesiais,

Amados irmãos e irmãs,

No dia 13 de outubro, primeiro aniversário da Canonização de Santa Dulce dos Pobres, recebi da Nunciatura Apostólica no Brasil a comunicação de que o Santo Padre, o Papa Francisco, viu por bem me nomear Bispo Titular de Giufi e Auxiliar de São Salvador da Bahia.

Desde o primeiro momento, meu coração se encheu de temores, resultado da consciência que tenho das minhas muitas fragilidades e das responsabilidades inerentes à missão que a Igreja me confia. Coloquei-me em profunda oração diante do Senhor e pedi a intercessão de Santa Dulce dos Pobres e do Servo de Deus Dom Luciano Mendes, bispo que me ordenou diácono e padre, para que me ajudassem a perceber a vontade de Deus e pudesse acolhê-la com docilidade em meu coração. Ofereci o meu sim à Igreja confiando plenamente na graça do Senhor que “vigia o caminho dos eleitos” (Sl 1,6).

Sou mineiro, tenho 23 anos de ordenação sacerdotal, fui pároco em três paróquias da Arquidiocese de Mariana, Minas Gerais, e nestes últimos seis anos exerço a função de reitor do Seminário Maior São José, que em 20 de dezembro, completará 270 anos de sua fundação.

De antemão, gostaria que soubessem do meu respeito e apreço por esta Igreja Particular, pela sua rica história, suas tradições e seu jeito próprio de viver o seguimento a Jesus Cristo, nosso Senhor. Desejo servir à Igreja Primaz do Brasil, na colaboração com o Em.mo Cardeal Dom Sérgio da Rocha e me fazer próximo de todos, especialmente dos irmãos presbíteros, dos diáconos e das lideranças leigas desta Arquidiocese.

Vou ao encontro de todos com o coração aberto para aprender o modo de ser Igreja nestas terras abençoadas pelo Senhor Bom Jesus do Bonfim, quero aprender a caminhar com o povo e valorizar as suas mais variadas manifestações religiosas e culturais, desejo conhecer e me enriquecer com a história da Primeira Igreja Particular do Brasil. Quero, ainda, dedicar minha ação pastoral, especialmente, em favor daqueles que são os prediletos do Senhor, inspirado no exemplo de Santa Dulce dos Pobres.

Sei que os desafios não serão poucos, mas me encoraja a Palavra do Senhor dirigida aos apóstolos no lago de Genesaré – avancem para águas mais profundas e lancem as redes para a pesca. Diante dos desafios da missão, de ontem e de hoje, desejo que as palavras de Pedro sejam agora as minhas palavras: “em atenção à tua Palavra vou lançar as redes” (Lc 5,5).

Desde a minha nomeação tenho rezado ao Bom Jesus por esta Igreja para a qual fui chamado a ser servidor, mas, com humildade suplicante peço que rezem também por mim, para que eu seja fiel à missão que o Senhor me confia e que eu saiba servir colaborando com as necessidades da Igreja em nosso tempo.

Por fim, coloco o meu ministério episcopal sob o olhar materno de Maria, a Senhora da Conceição, rogando-lhe o seu auxílio em favor desta minha missão apostólica que logo se iniciará.

Um abraço afetuoso a todos,

Mariana, 4 de novembro de 2020

Padre Valter Magno de Carvalho

Bispo Auxiliar Eleito de São Salvador da Bahia e Bispo Titular de Giufi

O post Bispo auxiliar eleito, padre Valter Magno de Carvalho envia saudação aos fiéis da Arquidiocese de Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados