Arquidiocese de Salvador

Missas, carreata, bênção dos animais, distribuição de ervas medicinais e mudas de plantas fazem parte das homenagens à São Francisco de Assis

Os devotos de São Francisco de Assis renderão homenagens ao padroeiro no próximo domingo, dia 4 de outubro. Na Arquidiocese de Salvador, além das inúmeras comunidades dedicadas ao santo, três das 100 paróquias e um convento têm São Francisco de Assis com o titular e prepararam programações especiais.

No Centro Histórico de Salvador, o Convento São Francisco de Assis deu início ao novenário no dia 25 de setembro, que segue até o dia 3 de outubro, sempre às 18h e a presença de até 50 pessoas. A cada Celebração os fiéis rezam as orações escritas por São Francisco de Assis em ritmos baianos e, após a novena, acontece o “chá com o frei”, que é quando os freis do Convento de São Francisco entregam duas ervas medicinais da sabedoria popular baiana acompanhadas de chá e da explicação dos benefícios para a saúde.

No dia de São Francisco (4), a Missa Solene terá início às 8h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Logo após a Celebração Eucarística, serão distribuídas mudas de plantas nativas da capital baiana e uma carreata percorrerá as principais ruas do Centro de Salvador, saindo e retornando para o Convento. Ao longo de todo o dia os devotos terão acesso à Igreja e às 18h poderão participar de mais uma Missa. Toda a programação do novenário e do dia festivo pode ser acompanhada, ao vivo, pelo Youtube [para localizar o canal, o internauta deve inserir o nome Convento de São Francisco na caixa de busca].

No bairro da Boca do Rio, a Paróquia São Francisco de Assis também realiza o novenário, que segue até o dia 3 de outubro, às 19h, com transmissão, ao vivo, pelo canal da paróquia no Youtube. No dia festivo (4) a programação contará com Missas às 8h, 11h e 14h; bênção dos animais, às 10h (transmitida pelo Youtube); e almoço “Caruru Franciscano” delivery e drive thru, às 11h. Os devotos poderão acompanhar, também pelo Youtube, o trajeto que a imagem de São Francisco de Assis fará pelas principais ruas do bairro, a partir das 15h, e a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 17h.

Já em Saramandaia, os fiéis participam do tríduo, que teve início no dia 1º e será encerrado no dia 3 de outubro, sempre às 19h. O tema escolhido para este ano é “São Francisco de Assis, ajuda-nos a compreender a família como um tesouro da Igreja”. O ápice dos festejos (4 de outubro) será celebrado com Missas às 7h, na Comunidade Nossa Senhora da Salette; e às 8h30, na Igreja Matriz. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, às 15h.

Com o tema “Senhor, o que queres que eu faça?”, os devotos de São Francisco de Assis também participam do novenário, até o dia 3 de outubro, na Paróquia São Francisco de Assis (Alto de Coutos), sempre às 19h. As homenagens serão encerradas no dia 4 de outubro, também às 19h, e é importante ressaltar que a programação pode ser acompanhada pelo Facebook e pelo Youtube [para localizar o perfil e o canal o internauta deve inserir o nome da paróquia na caixa de busca].

O post Missas, carreata, bênção dos animais, distribuição de ervas medicinais e mudas de plantas fazem parte das homenagens à São Francisco de Assis apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados