Arquidiocese de Salvador

Santo do dia: São Bartolomeu, dom de Deus

Bartolomeu, um dos apóstolos de Jesus, é citado na Bíblia com o nome de Natanael, que significa dom de Deus. Nascido em Caná da Galiléia, Bartolomeu é conhecido, entre os cristãos, como um modelo, já que o próprio Jesus confirmou que nele não havia fingimento. “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1, 47).

Bartolomeu seguia o Mestre, junto com os outros 11 apóstolos e pôde contemplar, de perto, os milagres realizados por Jesus. Segundo a Tradição da Igreja, após a ressurreição de Jesus e da descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos (Pentecostes), Bartolomeu passou a evangelizar na índia, percorrendo a Armênia, onde conseguiu a conversão do rei Polímio e da esposa.

Ao apóstolo morreu por esfolamento, tento a pele retirada, em Albanópolis, atual Derbent – província russa de Daguestão – a mando do governador. Na Capela Sistina, em Roma, São Bartolomeu foi pintado por Michelangelo segurando a própria pele na mão esquerda e na outra um instrumento de suplício, que é um alfange.

Anos mais tarde as relíquias foram levadas para a Europa e colocadas na Igreja a ele dedicada, localizada em Roma. “Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte”, disse o Papa Bento XVI na audiência do dia 4 de outubro de 2006.

O post Santo do dia: São Bartolomeu, dom de Deus apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados