Arquidiocese de Salvador

Festa de Nossa Senhora do Carmo celebra tricentenário da Província Carmelitana de Santo Elias

[Clique na imagem para ampliar]

As celebrações da Festa de Nossa Senhora do Carmo acontecem, este ano, entre os dias 7 e 16 de julho. A ocasião marca também a comemoração dos 300 anos da ereção canônica da Província Carmelitana de Santo Elias (PCSE), que testemunha, há três séculos, a jovialidade e a vitalidade do Carmelo.Dentro das comemorações, há missas, novenário, quermesse drive-thru e transmissões online nas mais diversas comunidades carmelitanas que compõem a Província nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul.Segue a programação por dioceses em que a Província está presente:

Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Inspirados pelo tema: “Esperança Nossa, Salve!”, o Convento do Carmo de Salvador (BA) realiza o novenário de 7 a 15 de julho, sempre às 19h, aprofundando a Carta Encíclica Spe Salvi, do Papa Emérito Bento XVI. No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas e uma carreata em honra a Padroeira sairá pelas ruas do bairro após a Celebração Eucarística das 16h30. O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Cardeal Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene.O Convento do Carmo de Salvador (BA) fica no Largo do Carmo – Santo Antônio. Mais informações e entrevistas com Frei Alonso Malaquias, O.Carm.,pelos telefones (71) 3242-0182 / 3242-0491.

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Inspirados pelo tema: “Com a Virgem Santíssima elevemos louvores a Deus pelos 300 anos da Província de Santo Elias”, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no Centro (RJ), realiza seu novenário de 7 a 15 de julho, sempre às 18h30. No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas às 8h, 10h e 18h. A Igreja fica na Rua da Lapa, 11, no Centro. Mais informações e entrevistas com Frei Eduardo Ferreira, O.Carm., pelo telefone (21) 3094-8310.

Diocese de Itaguaí

Com o tema: “Salve Rainha Mãe e Protetora dos Carmelitas nos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Angra dos Reis (RJ), realiza seu novenário de 7 a 15 de julho, sempre às 19h. No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas às 7h e às 12h, e a Missa Solene será presidida às 19h. A Igreja fica na Praça General Silvestre Travassos, s/nº, em Angra dos Reis. Mais informações e entrevistas com Frei Marcelo de Jesus, O.Carm., pelo telefone: (24) 3365-0778.

Arquidiocese de São Paulo

Um dos destaques na programação, deste ano, é a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Bela Vista. A Novena ocorrerá até o dia 15 de julho, sempre às 19h30min, e será precedida pela oração do Santo Terço. Todas as celebrações serão transmitidas pelo canal oficial da Basílica no YouTube e no Facebook (@basilicadocarmo). O encerramento das festividades ocorrerá na solenidade do dia 16, Dia de Nossa Senhora do Carmo, com celebrações às 10h, 12h, 16h e 19h30min. O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, preside a Missa das 12h. A Igreja fica na Rua Martiniano de Carvalho, 114, Bela Vista. Mais informações e entrevistas com Frei Thiago Borges, O.Carm., pelo telefone: (11) 3246-4500.

Diocese de Mogi das Cruzes

Inspirados pela passagem bíblica que norteou a Campanha da Fraternidade neste ano de 2020 (“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – Lc 10, 33-34), a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP), realizará seu novenário de 7 a 15 de julho, sempre às 19h30, com transmissão, ao vivo, pelo YouTube e Facebook (@carmelitasmogidascruzes). No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas serão celebradas às 7h, 10h, 12h, 15h e 19h30, sendo esta última transmitida, ao vivo, pelas redes sociais. A Paróquia Nossa Senhora do Carmo fica na Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 620, Mogi das Cruzes. Mais informações e entrevistas com Frei Alan Fábio, O.Carm., pelo telefone: (11) 4799-3320.

Diocese de Jundiaí

Em unidade com o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, que após observar o Plano São Paulo de Flexibilização, anunciado pelo Governo do Estado, determinou que as paróquias permanecessem fechadas, os frades carmelitas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Itu (SP), Frei Sílvio Ferrari (Reitor e Ecônomo) e Frei Clóvis Nascimento, decidiram realizar o novenário e a Missa em honra à Padroeira sem a presença dos fiéis. As celebrações serão transmitidas, ao vivo, de 7 a 16 de julho, sempre às 19h, pelo canal do YouTube(Congregação Mariana do Carmo Itu). A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica na Praça da Independência, 185, no Centro de Itu. Mais informações e entrevistas com Frei Sílvio Ferrari, O.Carm., pelo telefone: (11) 4023-1919.

Arquidiocese de Belo Horizonte

Entre os dias 7 e 15 de julho, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte (MG), realiza a novena às 15h; Terço e novena, às 18h; e Santa Missa, às 19h. No dia dedicado à Flor do Carmelo, 16 de julho, missas serão celebradas às 7h, 11h, 15h e 19h. A Igreja fica na Rua Grão Mogol, 502, Carmo. Mais informações e entrevistas com Frei Evaldo Xavier, O.Carm., pelo telefone: (31) 3221-3055.

Arquidiocese de Palmas

Motivados pelo tema: “Com Maria conectados no amor de Jesus”, a Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, em Palmas (TO), realizará seu novenário de 7 a 15 de julho, iniciando com o Terço Mariano sempre às 18h30, seguido de Missa com transmissões, ao vivo, pelas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). No dia dedicado à Virgem do Carmo, 16 de julho, missas e momentos de oração serão realizados. O arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, presidirá a Missa Solene às 19h. A Paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo fica no ARNE 13 Alameda 2 AI-6 Plano Diretor Norte. Mais informações e entrevistas com Frei João Paulo Pereira, O.Carm., pelos telefones (63) 3218-8308.

O post Festa de Nossa Senhora do Carmo celebra tricentenário da Província Carmelitana de Santo Elias apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados