Arquidiocese de Salvador

Manhã Penitencial: católicos se uniram em oração neste terceiro domingo da Quaresma

Os fiéis da Arquidiocese de Salvador que sintonizaram a Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106,1) puderam acompanhar, neste domingo (15), a Manhã Penitencial da Arquidiocese de Salvador. A iniciativa aconteceu em substituição à tradicional Caminhada Penitencial, realizada anualmente no terceiro domingo da Quaresma, que reúne cerca de 150 mil pessoas pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador, em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID – 19).

A Manhã Penitencial teve início às 6h, quando o diretor da Rádio Excelsior conversou com os ouvintes sobre como seria a dinâmica da transmissão de hoje. Pontualmente, às 6h30, o administrador apostólico, Dom Murilo Krieger, presidiu a Santa Missa. “Eu nunca tinha imaginado celebrar uma Missa em uma situação assim. Uma Missa que não é aquela que nós programamos, mas é aquela que temos condições de celebrar. Eu tenho certeza de que, unidos a nós nos estúdios da Rede Excelsior, há uma multidão, aquela multidão que a gente sempre via na Caminhada Penitencial”, disse Dom Murilo.

O Arcebispo falou, ainda, aos ouvintes, que Deus conhece e escuta as necessidades do coração de cada um. “Estamos aqui oferecendo ao Senhor o que temos. É nesta hora que a gente vê a pobreza do coração. Mas é nessa hora que a gente vê a grandeza de Deus que nos acolhe; aquilo que temos para lhe oferecer, Ele aceita. Então, eu quero dizer a cada um de vocês, meus irmãos e minhas irmãs, principalmente a você que pela idade não vai poder ir em uma Igreja, tenha a certeza que você está sendo ouvido pelo Senhor”, afirmou.

Após a Celebração Eucarística, Dom Murilo seguiu com o momento oracional, suplicando a Deus misericórdia sobre o mundo inteiro. O Arcebispo recitou a oração que está sendo rezada na Europa e que foi composta pela Conferência Nacional Européia, suplicando a Deus o fim da pandemia do coronavírus. Em seguida foram recitadas uma oração composta pelo Papa Francisco e que desde o dia 11 de março está sendo rezada; e uma oração voltada à intercessão à Santa Maria Mãe de Deus [ambas disponíveis aqui].

Às 8h o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida conduziu a reflexão sobre oração. “Deus procura adoradores. Quando a gente teve que suspender, forçados pela situação do vírus, esta caminhada, eu pensava comigo: ‘será que Nosso Senhor não nos quer no dia de hoje não tanto caminhando pela rua, mas fazendo o coração caminhar pelas estradas do Espírito para nos tornarmos verdadeiros e puros adoradores do Pai?’. Isolados, sozinhos, cada um na sua condição, na sua situação, acolhendo o chamado do Senhor que procura adoradores”, disse.

Para abordar o tema jejum, o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho contou com a presença das Irmãs da Congregação Sagrada Face. “Vamos passar, espiritualmente, pelas Obras Sociais Irmã Dulce, e seguir rumo à Colina Sagrada. Somos todos irmãos, somos todos pecadores, somos todos chamados a contemplar a Misericórdia de Deus. Precisamos ajudar uns aos outros. Nesse momento em que o coronavírus traz um verdadeiro flagelo terrível para todo o planeta, nós somos chamados a observar a verdadeira penitência: o jejum que o Senhor nos pede é entendermos que somos todos irmãos”, disse Dom Estevam.

O bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos destacou a caridade. “Nesta parada, nós temos esta oportunidade de nos encontrarmos com o próximo; nos encontramos com nós mesmos para refletir sobre como está a nossa caminhada em direção a Deus; nos encontramos com Deus, é o momento em que Deus nos fala. É neste momento que nós paramos para pensar, para refletir”, disse. “Quando olhamos  para as pessoas que fazem o bem, somos provocados a responder ao amor de Deus por nós, fazendo também o bem. A prática do bem, da caridade, traz benefícios para o próximo, mas devemos lembrar também que quem faz a caridade, quem faz o bem é o maior beneficiado. Aquele que pratica acaba sendo o principal beneficiado da caridade que faz”, completou Dom Hélio.

Após os momentos conduzidos pelos bispos, os locutores Aidil Brites, Neylon Barboza e Heloísa Pires finalizaram a Manhã Penitencial com a recitação do Terço. Neste momento, os microfones da Rede Excelsior de Comunicação foram abertos e os fiéis puderam colocar as intenções. Além da Rede Excelsior de Comunicação, a Manhã Penitencial também foi transmitida, ao vivo, pelo perfil oficial da Arquidiocese de Salvador no Facebook. Quem desejar, pode conferir os vídeos em: facebook/ArquidioceseSalvador

Texto e fotos: Sara Gomes





























O post Manhã Penitencial: católicos se uniram em oração neste terceiro domingo da Quaresma apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados