Arquidiocese de Salvador

História sobre a vida de São Maximiliano está em cartaz em Salvador

Em Salvador, filme está em cartaz nos shoppings da Bahia e Barra

Está em cartaz nos cinemas dos shoppings da Bahia e Barra, o documentário polonês “Duas Coroas”, que conta a história e apresenta a biografia de São Maximiliano Kolbe, santo que construiu uma caminhada com diálogos, atitudes verdadeiras e amor ao próximo.

O documentário retrata, com fidelidade, a forma como São Maximiliano viveu e como cumpriu sua missão diante das dificuldades. O roteiro de Duas Coroas é permeado por testemunhos de pessoas que conheceram São Maximiliano e pesquisadores de sua biografia. As filmagens foram feitas na Polônia, no Japão – locais onde atuou como missionário – e também na Itália.

História de São Maximiliano Kolbe

O ano de 2019 marca os 80 anos de invasão da Polônia pela Alemanha. Em meio a Segunda Guerra Mundial, mais 6 milhões de judeus poloneses foram mortos pelo regime nazista de Adolf Hitler. O acontecimento ficou conhecido como Holocausto, uma página cruel da história da humanidade.

Padre Kolbe foi uma das vítimas do genocídio e morreu em 14 de agosto de 1941, após duas semanas de isolamento no bunker da fome, castigo que se ofereceu em receber para salvar a vida de um pai de família. O nome do homem salvo pelo santo era Franciszek Gajowniczek, católico, nascido no vilarejo polonês de Strachomin e que morava em Varsóvia desde 1921. Tinha mulher e dois filhos e, como soldado, defendera o seu país durante a invasão nazista de setembro de 1939. Capturado pela Gestapo, Gajowniczek foi escolhido ao mero acaso para ser executado após a fuga de outro prisioneiro.

Seu desespero ao pensar no futuro da família foi ouvido pelo padre polonês, que livremente se ofereceu para trocar de lugar com aquele homem. Foi solto depois de quase seis anos, recebendo a notícia de que seus filhos haviam morrido durante um bombardeio soviético sobre a Polônia, pouco tempo antes da sua libertação. Ainda consternado pelo fato, Gajowniczek decidiu dedicar-se a testemunhar e divulgar o que lhe havia acontecido: um santo homem dar a vida em seu lugar.

O post História sobre a vida de São Maximiliano está em cartaz em Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados