Arquidiocese de Salvador

Papa Francisco: recordemos sempre do apelo do Papa Wojtyła para abrir as portas a Cristo

“Agradeçamos ao Senhor por todo o bem feito no mundo e nos corações por meio das palavras, das obras e da santidade de #JoãoPauloII. Recordemos sempre de seu apelo: “Abram as portas a Cristo!”, é o tweet do Papa Francisco no dia em que a Igreja recorda o Papa Karol Wojtyła.

De fato, o dia 22 de outubro de 1978 marca o início do Pontificado de João Paulo II. Um dia histórico precedido, em 16 de outubro, pela sua eleição ao trono de Pedro.

O dia da eleição é marcado pela primeira saudação e pela primeira bênção: “Os eminentíssimos cardeais  – diz João Paulo II –  chamaram um novo bispo de Roma. Eles o chamaram de um país distante … distante, mas sempre tão próximo pela comunhão na fé e na tradição cristã. Tive medo em aceitar este compromisso, mas o fiz com espírito de obediência a Nosso Senhor Jesus Cristo e de total confiança em sua Mãe, Nossa Senhora Santíssima”.

“Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!” (São João Paulo II)

Abram-se os confins dos Estados e os sistemas econômicos e políticos

Alguns dias mais tarde, na homilia da Missa no início do Pontificado, João Paulo II pronunciou as seguintes palavras:

Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem “o que é que está dentro do homem”. Somente Ele o sabe!

Naquele mesmo dia, João Paulo II também elevou “uma oração fervorosa, humilde e confiante”: “Ó Cristo! Faz que eu possa me tornar e ser o servidor do teu único poder! Servidor do teu doce poder! Servidor do teu poder que não conhece o ocaso! Faz que eu possa ser um servo! Antes, servo de teus servos”.

Aos filhos e filhas de língua portuguesa

Aos fiéis de língua portuguesa disse:

Irmãos e Filhos de língua portuguesa (em português): Como “servo dos servos de Deus”, eu vos saúdo afetuosamente no Senhor. Abençoando-vos, confio na caridade da vossa oração e na vossa fidelidade, para viverdes sempre a mensagem deste dia e deste rito: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Que as palavras de São João Paulo II continuam a inspirar

Comentando as palavras pronunciadas por São João Paulo II em 1978, o Papa Francisco assim se dirigiu aos fiéis poloneses presentes na Audiência Geral de 17 de outubro:

Fonte: Vatican  News

O post Papa Francisco: recordemos sempre do apelo do Papa Wojtyła para abrir as portas a Cristo apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados