Arquidiocese de Salvador

Conhecido como “protetor dos animais”, São Francisco de Assis recebe homenagens em Salvador

Os devotos de São Francisco de Assis estão se preparando para a festa do padroeiro, conhecido como o protetor dos animais. Na Arquidiocese de Salvador, das 100 paróquias, três são dedicadas à São Francisco e prepararam uma programação especial.

Na Paróquia São Francisco de Assis, em Alto de coutos, os fiéis refletem sobre o tema “Vem, oh Francisco, reconstruir a Igreja que está em mim!”. O novenário teve início no dia 25 de setembro e segue até o dia 3 de outubro, sempre na Comunidade Matriz, às 18h.

No dia festivo, 4 de outubro, a programação contará com Missas às 6h30 (pelos devotos, seguida de café da manhã partilhado) e às 12h (pelos enfermos). Às 15h haverá a recitação do Terço da Misericórdia e às 17h acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento. Por volta das 18h30 os fiéis rezarão as Vésperas Solene. O ápice dos festejos será a Missa Solene, às 19h.

Já na Paróquia São Francisco de Assis, em Saramandaia, o tema escolhido para este ano é “Mostra-nos tua face Francisco, queremos ver Cristo através de ti”. O novenário acontece até o dia 3 de outubro, na Matriz, sempre com início às 19h30. A cada noite a comunidade é convidada a realizar um gesto concreto por meio da doação de alimentos não-perecíveis.

No dia dedicado ao santo, 4 de outubro, as homenagens terão início com a alvorada, às 6h, seguida das Laudes e café da manhã partilhado. Às 10h acontecerá a bênção dos animais; às 11h a Missa pelas crianças; às 12h o Momento da Misericórdia; às 15h será a Missa pelos enfermos e idosos; e às 18h30 haverá a oração das Vésperas. A Missa Solene terá início às 19h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Na Paróquia São Francisco de Assis, na Boca do Rio, o tema abordado este ano é “O amor não é amado”. O novenário também teve início no dia 25 de setembro e segue até o dia 3 de outubro, sempre com início às 19h30. Diariamente, às 18h, os devotos participam da Missa.

Para celebrar a Festa de São Francisco de Assis, no dia 4 de outubro haverá alvorada às 6h; Missas às 7h, 11h e 16h; café comunitário às 8h30; bênção dos animais às 10h; caruru franciscano às 12h; adoração ao Santíssimo Sacramento às 14h30. O ponto alto dos festejos será a Missa Solene presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 19h30.

O post Conhecido como “protetor dos animais”, São Francisco de Assis recebe homenagens em Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados