Arquidiocese de Salvador

Santo Antônio recebe homenagens dos devotos em Salvador

Os devotos de Santo Antônio participarão, de 1º a 13 de junho, da tradicional trezena em homenagem ao santo conhecido como pai dos pobres. Na Arquidiocese de Salvador, das 100 paróquias, quatro são dedicadas a Santo Antônio e preparam, para este momento, uma programação especial.

Uma destas paróquias é a Santo Antônio Além do Carmo, localizada no Centro Histórico de Salvador. De 1º a 12 de junho, na Matriz, sempre às 20h, os fiéis refletem sobre o tema “Santo Antônio, a Igreja de Cristo em Missão no Mundo”. Já no dia dedicado ao santo (13), haverá alvorada às 6h, Missas às 7h, 9h30, 11h e 16h30. A partir das 17h30 acontecerá a procissão, que sairá da Matriz e passará pela Ladeira do Baluarte e pelas ruas Vital Rêgo, Siqueira Campos, Adobes, Marchantes, Cruz do Pascal e Rua Direita do Santo Antônio. Logo após a procissão, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa campal.

No bairro de Portão, em Lauro de Freitas, os devotos de Santo Antônio também celebram o padroeiro, na Matriz (Rua Santo Antônio, 133, Portão). Até o dia 12 de junho haverá Missas, diariamente, às 7h, e a trezena às 19h, seguida de quermesse. No dia festivo (13) a programação terá início com a alvorada às 6h. Por volta das 8h30 os devotos recitarão o Ofício de Santo Antônio e às 10h participarão da primeira Missa do dia. Já às 19h terá início a procissão, que sairá da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Queira Deus) e seguirá até a Matriz, onde será celebrada a Missa Solene, presidida pelo padre Diego Jesus dos Santos.

Quem também estará em festa nos 13 primeiros dias do mês de junho é a Paróquia Santo Antônio, em Cosme de Farias. O tema central escolhido para os festejos é “Uma comunidade em saída, nos passos de Santo Antônio”. De 1º a 12 de junho a trezena acontece às 19h30, na Matriz (Praça Cosme de Farias, s/n). O ápice dos festejos será no dia 13 de junho, quando haverá alvorada às 6h; procissão saindo da Igreja Senhor Bom Jesus dos Milagres, às 18h, e seguindo até a Matriz. A Missa Festiva será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Hélio Pereira dos Santos, às 19h30.

Na Igreja e Convento de São Francisco (Largo do Cruzeiro, Pelourinho) também está acontecendo a trezena em preparação à festa de Santo Antônio, todas as noites (até o dia 12 de junho), às 18h. O tema escolhido para este ano é “Santo Antônio nos ensina a viver a liberdade na prática da justiça”. No dia dedicado ao santo, 13 de junho, haverá a Oração das Laudes, às 6h30 e da Missa às 7h. Por volta das 10h será celebrada a Missa Solene, presidida pelo bispo auxiliar  Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico. Ás 14h30 haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Terço da Misericórdia.

 

O post Santo Antônio recebe homenagens dos devotos em Salvador apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados