Arquidiocese de Salvador

Em preparação à Festa de São Benedito, fiéis participam de tríduo

Com o tema da Campanha da Fraternidade 2019 – “Fraternidade e Políticas Públicas” – a Irmandade de São Benedito, presente no Convento de São Francisco, em Salvador, celebra a festa do padroeiro. As homenagens terão início com o tríduo nos dias 25, 26 e 27 de abril, sempre às 18h. A cada noite, durante o tríduo, os fiéis são convidados a realizar gestos concretos por meio da doação de alimentos não perecíveis.

No dia festivo, 28 de abril, a primeira Missa terá início às 8h e será em memória dos membros da Irmandade de São Benedito já falecidos. A Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, terá início às 10h. Após a Celebração Eucarística, os devotos participarão de procissão pelas principais ruas do Centro Histórico, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento.

São Benedito

Filho de escravos, São Benedito nasceu na Sicília em 1526. Aos dez anos manifestou forte inclinação para a penitência e a oração, voltando-se, sempre com mais fervor, a Jesus Cristo. Aos 21 anos, após ser insultado publicamente por ser negro, Benedito foi convidado a participar da comunidade dos Eremitas Franciscanos.

Em 1564, o grupo se dispersou e Benedito ingressou como irmão leigo dos Frades Franciscanos de Palermo, onde trabalhou na cozinha até o ano de 1578, quando passou a ser o novo guardião (superior). Confiante na Providência Divina, procurou servir de exemplo para os religiosos e, apesar de não saber ler e escrever, tinha o dom da ciência infusa. São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, após receber o Sacramento da Unção dos Enfermos.

O post Em preparação à Festa de São Benedito, fiéis participam de tríduo apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Artigos relacionados