Arcebispo de São Luís (MA) fala sobre o desafio pastoral de acompanhar o aumento populacional

Os desafios pastorais da arquidiocese de São Luís do Maranhão é tema de uma série de reportagens da rádio Vaticano. O arcebispo dom José Belisário da Silva destacou no quadro “Brasil na Missão Continental” que o desafio pastoral da atualidade diante de um crescimento populacional muito grande é o de “acompanhar o nosso povo, os bairros que vão surgindo, bairros novos”, ressalta ele, considerando que especialmente na década de 80/90 a Igreja institucional não deu conta de acompanhar o crescimento vertiginoso da cidade, face a um inchaço urbano.

Leia a entrevista na íntegra:

O arcebispo de São Luís do Maranhão continua trazendo os desafios pastorais de sua arquidiocese. Reafirma-nos, diante de um crescimento populacional muito grande, o desafio de “acompanhar o nosso povo, os bairros que vão surgindo, bairros novos”, ressalta ele, considerando que especialmente na década de 80/90 a Igreja institucional não deu conta de acompanhar o crescimento vertiginoso da cidade, face a um inchaço urbano

Amigo ouvinte, o quadro “Brasil na Missão Continental” de hoje dá continuidade à edição precedente, na qual nosso convidado destes dias, o arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, O.F.M., trouxe-nos um pouco da realidade desta Igreja particular pertencente à chamada “Amazônia Legal”.

Desafios pastorais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Apresentando-nos a realidade eclesial de sua arquidiocese Dom Belisário apontou-nos a dificuldade da Igreja local em acompanhar o crescimento populacional, particularmente num contexto de escassez de sacerdotes, destacando, no âmbito da formação, que o desafio hoje “é continuar formando bons padres, mas também o laicato.

Na edição de hoje nosso entrevistado continua nos trazendo os desafios pastorais em sua arquidiocese. Reafirma-nos, diante de um crescimento populacional muito grande, o desafio de “acompanhar o nosso povo, os bairros que vão surgindo, bairros novos”, ressalta ele, considerando que especialmente na década de 80/90 a Igreja institucional não deu conta de acompanhar o crescimento vertiginoso da cidade, face a um inchaço urbano.

Destaca também a questão social, vez que o Maranhão é um dos estados mais pobres dos estados brasileiros, onde “o nosso problema não é de injustiça social, mas de exclusão social”, afirma Dom Belisário.

Após observar tratar-se contudo de um estado aparentemente rico, onde, porém, os ganhos não são sociais, diz que as questões sociais e econômicas que o Brasil tem, ali são de certa forma agudizadas “porque o estado realmente é um estado socialmente muito problemático”, enfatiza. Vamos ouvir (ouça na íntegra clicando acima).

(Texto: Raimundo de Lima – Vatican News)

O post Arcebispo de São Luís (MA) fala sobre o desafio pastoral de acompanhar o aumento populacional apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.