Aproxima-se a chegada do Senhor

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo de Juiz de Fora (MG)

 

No último domingo (29) a Igreja deu início ao Advento, tempo de quatro semanas em preparação para o Natal. Composto de duas partes, o referido tempo litúrgico pretende auxiliar na expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos e para a celebração litúrgica do Seu nascimento em Belém de Judá. A pessoa humana é convidada a vivenciar, em si mesma, a vida de Cristo que se dá pela assimilação de Sua Palavra e de Suas obras.

Este deve ser um período de oração, reflexão e até de penitência: embora não seja um tempo penitencial como a Quaresma, podemos sacrificar alguma coisa em benefício de Cristo, que deu a Sua vida por nós. A participação na Eucaristia, a realização de leituras bíblicas e as novenas em família são alguns passos que nos ajudam a participar mais intensamente do Natal.

Apesar das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, procure integrar-se bem na sua comunidade. Se não puder participar presencialmente, acompanhe pelas mídias as celebrações, lives, tudo aquilo que está sendo feito para que possamos alimentar a nossa fé e crescer no amor a Deus e ao próximo. Mesmo que de um jeito totalmente novo, não deixe de participar. A pandemia não pode afastar você da sua comunidade de fé e de Deus.

Outra bonita mensagem deste tempo litúrgico, sobretudo em 2020, é a esperança, virtude que resolve as angústias humanas e não permite desastrosas quedas no desespero, que é seu antônimo. Espera-se por dias melhores, espera-se que os problemas sejam resolvidos, mesmo quando não se vê muita possibilidade, espera-se que o mal não triunfe.

O Advento acende nos corações a santa esperança, antecipando sinais da ternura do Natal. Ele tem o condão de levar as mentes e os corações para lugares distantes, olhando para o passado, ao se lembrar do que aconteceu em Belém, há dois mil anos; olhando para o futuro, fazendo a humanidade visualizar a segunda vinda do Salvador, que voltará na glória para julgar os vivos e os mortos. O Advento é expectativa, esperança que não decepciona.

Esperar! Eis o segredo da vida!

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.