Aos 75 anos de vida, diácono da Arquidiocese de Salvador receberá a Ordenação Presbiteral

A manhã do dia 5 de outubro (sábado) será de grande emoção para o clero e para os fiéis da Arquidiocese de Salvador. Neste dia, às 9h, na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Terreiro de Jesus), o diácono Heldo Jorge dos Santos Pereira receberá a Ordenação Presbiteral, pelas mãos do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Nascido em 8 de dezembro de 1943, Heldo Jorge sempre sentiu, no coração, o chamado de Deus para a vida sacerdotal. Aos 10 anos ingressou no Seminário da Bahia – atual Seminário São João Maria Vianney -, onde permaneceu por quatro anos. Porém, por ser oriundo de uma família pobre, o jovem Heldo precisou deixar o seminário para ajudar no sustento da família.

“Sou primogênito de sete irmãos, sendo quatro homens e três mulheres, tendo como agravante o abandono familiar paterno. Ao sair do seminário, ingressei de imediato no mundo do trabalho. Primeiro como office boy na Companhia de aviação – Varig, na Rua Chile, em Salvador, por nove meses; tempos depois no mesmo cargo, na agência de Viagens FRANK, sita na Rua Conselheiro Saraiva, 28 no Comércio, cujo proprietário se tornaria anos depois meu padrasto, sendo a família acrescida de mais dois filhos”, recorda.

No ano de 1959, ingressou por concurso na Petróleo Brasileiro  S/A PETROBRAS, onde permaneceu por 35 anos, saindo aposentado por tempo de serviço. A renda provida desse trabalho, juntamente com os recursos obtidos pela mãe como merendeira da prefeitura da cidade de Salvador, o possibilitou tornar-se gestor da família.

Aos 16 anos Heldo conheceu Lilia Maria de Araújo que, alguns anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1964, iria tornar-se sua esposa. Permaneceram casados durante 43 anos e formaram uma família com três filhos e quatro netos. Em 27 de agosto de 2006, Lilia faleceu.

“Nestes 43 anos de vida matrimonial, tivemos uma vida intensa voltada para a nossa Igreja e Evangelização com participação em Encontros de Casais com Cristo; como palestrantes dos cursos de preparação para o matrimônio, durante 18 anos na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres;como participante e coordenador dos Cursilhos da Cristandade; Curso de Igreja; Encontros com Cristo,  movimento criado e desenvolvido por Dom Tomas Guilherme Murphy, com o qual trabalhei intensamente durante 11 anos. Tenho, e sempre tive, a certeza que somente foi possível superar as crises conjugais por causa da presença de Deus em nossas vidas e a Eucaristia semanal”, assevera o diácono Heldo.

Ao ficar viúvo, a vida na Igreja tornou-se ainda mais intensa. Em 8 de fevereiro de 2014 Heldo recebeu a Ordenação Diaconal, pelas mãos de Dom Murilo. E, ainda com o coração em chamas ao ouvir diariamente o chamado de Deus para a vida sacerdotal, ele apresentou o pedido a Dom Murilo. “Tenho consciência de que ser padre não é ter privilégio, mas de participar de uma vida a serviço do povo de Deus. Uma entrega e um serviço ao próximo por um chamado Dele. Um desejo para o qual não há uma explicação, mas cuja ardência é apenas abrandada com muita oração”, afirmou.

Para contar os detalhes desta vocação para o sacerdócio, a Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana preparou um mini-documentário. Confira:

O post Aos 75 anos de vida, diácono da Arquidiocese de Salvador receberá a Ordenação Presbiteral apareceu primeiro em Arquidiocese de São Salvador da Bahia.


Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.