A vida vencerá!

Dom José Gislon
Bispo de Caxias do Sul (RS)

 

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus! Percorremos o caminho quaresmal, com os ouvidos e o coração abertos, para escutarmos o que o Senhor tinha a nos dizer, neste tempo de Quaresma, marcado cotidianamente, pela visita da irmã morte em milhares de lares, ceifando vidas, deixando um rastro de dor no coração das pessoas e famílias que perderam seus entes queridos.

À luz da fé, não nos resignamos à morte, continuamos a nossa jornada de peregrinos neste mundo, tendo presente no coração a Palavra de Deus e o testemunho de amor do Senhor Jesus, que entregou a sua vida na cruz, para que tivéssemos vida e vida em abundância.

Penso que o caminho percorrido na Quaresma, diante da realidade que estamos vivendo, tornou o nosso coração mais sensível à importância do dom da vida, e, ao mesmo tempo, tomamos mais consciência da sua fragilidade. Creio que muitos chegaram à celebração da Páscoa como os apóstolos que, diante do convite de Jesus, deixaram tudo e o acompanharam, mas depois dos últimos acontecimentos da sua vida, estavam cansados, amargurados e desiludidos. Alguns até procuraram esconder-se por medo. Não esperavam a ressurreição. Mas o sepulcro vazio no dia da Páscoa os faz correr, renovou suas energias. Eles se põem a caminho para reencontrar o Senhor, não o Senhor morto, mas o Cristo ressuscitado, que triunfou sobre a morte para sempre.

A grande lição da Páscoa, que cada um de nós pode acolher para a sua vida, é que o amor venceu e vencerá o mal, porque o amor vem de Deus, e é capaz de gestos muitas vezes incompreensíveis ao pequeno coração humano. A Páscoa do Senhor Jesus nos aponta o caminho da vida e reacende em nós a esperança de que a luz da fé no Ressuscitado vence as trevas, que muitas vezes querem nos envolver no caminho da vida. À luz do Ressuscitado, devemos seguir a intuição do nosso coração, formado na escola do amor, onde recebemos tudo aquilo que é necessário para o nosso caminho “através do seu nome”.

Como Povo de Deus a caminho da casa do Pai, queremos nos unir à corrida do apóstolo Pedro e do discípulo que Jesus amava, não para ver com os olhos o túmulo vazio, mas para sentir com o coração o perfume da Páscoa de Cristo, no testemunho de amor pela vida, que manifesta a presença do Ressuscitado entre nós, através das nossas ações de solidariedade e de caridade em favor dos nossos irmãos e irmãs. Assim seremos confirmados no nosso desejo de reencontrar Aquele que pensamos ter perdido para sempre. A ressurreição do Senhor é uma confirmação, de que enquanto deixarmos um espaço para o amor em nosso coração, ele será sempre vencedor diante das realidades da vida, que muitas vezes nos provam, humanamente e espiritualmente.

Por intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, nossa mãe, rainha e padroeira de nossa Diocese, abençoe-vos o Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Tende todos uma abençoada Páscoa.

 

 

 


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.