A oração cristã

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém do Pará

A liturgia do décimo sétimo domingo do tempo comum é repleta de ensinamentos a respeito da oração. Começa com um pedido decidido: “Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam”. Somos convidados a estar na presença do Senhor com a graça da humildade. Sabemos que sua misericórdia nos retribui fazendo-se ele mesmo pequeno, humilde e pobre, no seu Filho amado. Assim, não tememos dizer que sem ele ninguém é forte e ninguém é santo.

Sabemos que a prática religiosa comporta o equilíbrio das próprias forças e impulsos, exige a caridade, amor ao próximo, e suscita o relacionamento com Deus, na escolha do seguimento de Jesus Cristo e seu Evangelho e na vida de oração. A expressão “Quem reza se salva” é o nome de um opúsculo muito difundido, com as orações principais da vida cristã. O título se refere a uma afirmação lapidar de Santo Afonso Maria de Ligório: “Quem reza se salva, quem não reza se condena. Salvar-se sem rezar é dificilíssimo, até mesmo impossível. Mas rezando, a salvação é certa e facilíssima. Se não orarmos, não temos desculpas, porque a graça de rezar é dada a todos. Se não nos salvarmos, a culpa será toda nossa, porque não teremos rezado”. Os santos são fortes e dizem palavras exigentes, cujos frutos costumam ser maravilhosos na vida cristã.

Como os discípulos (Lc 11,1-13), queremos rezar e queremos aprender a rezar! A oração cristã começa do alto, pois é inciativa de Deus, que vem ao nosso encontro na criação, na salvação e na santificação. Tudo é dom total e irreversível (Cf. Rm 11, 29). A oração é antes de tudo uma troca de amor entre a Trindade Santa e a humanidade. Deus olha para nós e nós olhamos para ele, no dizer de um simples operário, que conversava com São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, sobre a oração.

Jesus reza, pois a oração é a linguagem do relacionamento de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como os discípulos, nós nos assentamos com eles aos pés de Jesus, para aprender! Todo dia rezamos assim: “Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal”. Como a oração cristã sempre é feita ao Pai, por Cristo e no Espírito Santo, conduzidos por Jesus que nos fez conhecer o Pai e com o sopro do Espírito Santo que clama em nós Abbá-Pai, temos a ousadia de dizer “Pai”. Deus não nos olha de longe nem nos trata como escravos. Por Jesus Cristo temos acesso ao Pai e podemos tratá-lo com intimidade, certos de alcançar o que pedirmos. Reconhecemos a santidade de seu nome e desejamos “santificá-lo” com nossa vida e oração.

O Catecismo da Igreja Católica (2803-2865) descreve as sete petições do Pai Nosso a Deus Pai, cujos ensinamentos transcrevemos. As primeiras três aproximam-nos do Pai, e sugerem o que devemos pedir-lhe: a santificação do seu Nome, a vinda do seu Reino, a realização da sua Vontade. Depois apresentamos ao Pai de misericórdia nossas misérias e nossas expectativas. E ele nos alimente, nos perdoe, nos defenda nas tentações e nos livre do Maligno.

Santificar o Nome de Deus louvor que reconhece Deus como Santo. Santificar o Nome de Deus que nos chama à santificação (1 Ts 4,7) é desejar que a consagração batismal vivifique toda a nossa vida. É ainda pedir, com a nossa vida e a nossa oração, que o Nome de Deus seja conhecido e bendito por todos os homens. A Igreja pede a vinda final do Reino de Deus mediante o regresso de Cristo na glória, mas reza, também, para que o Reino de Deus cresça hoje, graças à santificação dos homens no Espírito e graças ao seu empenho ao serviço da justiça e da paz, segundo as Bem-aventuranças. É o grito do Espírito e da Esposa: ‘Vem Senhor Jesus’ (Ap 22,20).

A vontade do Pai é que todos os homens sejam salvos (1 Tm 2, 3). Jesus veio para realizar a Vontade salvífica do Pai. Nós pedimos ao Pai que una a nossa vontade à do Filho. Pedimos que o seu desígnio se realize plenamente na terra como no céu. Com a oração podemos discernir a vontade de Deus (Rm 12, 2) e obter a perseverança para cumpri-la (Hb 10, 36).

No coração do Pai Nosso, dizemos ‘O pão nosso de cada dia nos dai hoje’. Ao pedir o alimento quotidiano necessário a todos para a subsistência, reconhecemos o quanto nosso Pai é bom. Pedimos também para saber agir de modo que a justiça e a partilha façam com que a abundância de uns possa prover às necessidades dos outros. Porque o homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt 4, 4), este pedido refere-se também à fome da Palavra de Deus e à do Corpo de Cristo na Eucaristia e à fome do Espírito Santo. Nós o pedimos para hoje, o hoje de Deus, que nos é dado sobretudo na Eucaristia que antecipa o banquete do reino que há de vir.

Ao pedir ao Pai para nos perdoar, reconhecemo-nos pecadores diante dele. Ao mesmo tempo, confessamos a sua misericórdia, porque, no seu Filho e através dos sacramentos, recebemos a redenção, o perdão dos pecados (Cl 1, 14). Porém, o nosso pedido só será atendido se tivermos perdoado aos que nos ofenderam. A misericórdia penetra no nosso coração se também nós soubermos perdoar, até aos nossos inimigos. O coração que se oferece ao Espírito Santo pode, como Cristo, amar até ao extremo do amor, mudar a ferida em compaixão, transformar a ofensa em intercessão. O perdão participa da misericórdia divina e é um vértice da oração cristã.

Depois pedimos a Deus Pai que não nos deixe sozinhos e à mercê da tentação. Pedimos para saber discernir entre a provação que ajuda a crescer no bem e a tentação que conduz ao pecado e à morte, e entre ser tentados e consentir na tentação. Esta petição coloca-nos em união com Jesus, que venceu a tentação, e solicita a graça da vigilância e da perseverança final. O Mal indica a pessoa de Satanás que se opõe a Deus e que é “o sedutor de toda a terra” (Ap 12, 9). A vitória sobre o diabo já foi alcançada por Cristo. Mas nós pedimos para que a família humana seja libertada de Satanás e das suas obras. Pedimos também o dom da paz e a graça da esperança perseverante da vinda de Cristo, que nos libertará definitivamente do Maligno.

O post A oração cristã apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.