A lama da morte

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 Quando lemos a narrativa do Gênesis sobre a Criação do homem percebemos, no relato primordial, que Deus pega um pouco de barro e insufla seu Espírito gerando vida. O Oleiro divino sempre cria, protege e cuida a obra de suas mãos. Já a lama, a diferença do barro e da argila, mostra a falta de cuidado, o não importar-se com a vida.

O novo desastre ambiental de Brumadinho expressa exatamente isso, o primado da ganância e do lucro por cima da vida e das pessoas. O modelo de exploração mineral e das barragens, vigente no país, conhecido como o método de “alteamento para montante”, sendo um procedimento barato, mas inconsistente e inseguro.

Lembrando que a tragédia de Brumadinho é a oitava, embora a mais terrível pelo número de vítimas humanas e pelo  volume do impacto ambiental, é de se esperar que a sociedade civil seja ouvida, para repensar modelos alternativos ao extrativismo selvagem, e a construção de um marco regulatório que dê mais confiabilidade e exerça um controle mais contundente, penalizando severamente a irresponsabilidade e descaso com as populações e as teias da vida.

A sustentabilidade passa por empoderar as populações atingidas, dando controle social e decisório, consolidando redes de proteção territorial. A busca insana do lucro das multinacionais e a omissão de um sistema preventivo que garanta vida e segurança para o povo e o meio ambiente, não pode ser mais tolerado.

Somos todos Brumadinho, manifestamos nossa solidariedade irrestrita e incondicional com as vítimas e nos comprometemos e apoiamos com a reconstrução de vidas, famílias, moradias e na implementação de políticas públicas que defendam a vida, a justiça ambiental, contra o extrativismo predatório e a insegurança criada pelo lucro ignóbil. Deus seja louvado!

 

O post A lama da morte apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.