A Aliança que transfigura a nossa vida

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

Na Quaresma, e em especial no chamado Domingo da Transfiguração, somos convidados a contemplar, por antecipado, o rosto do Ressuscitado. Sim, a experiência vivenciada por Pedro, Tiago e João, as três colunas da Igreja, testemunha a vocação, a plenitude e a inteireza que Jesus proporciona a seus discípulos no monte Tabor.

O caminho para a Páscoa passa por renovar a Aliança que Deus faz em Jesus Cristo através do batismo. O esplendor de Cristo transfigurado assinala a mudança radical de quem se deixa transformar pela Palavra e pela graça. Por isso, Paulo, na Carta aos Filipenses, nos remete à participação na glorificação de Cristo, que gera uma nova visão e uma nova cidadania.

Tornamo-nos peregrinos do infinito, portadores da utopia do Reino, capaz de dar uma perspectiva de esperança firme para toda humanidade. Os cristãos apontam para um horizonte de felicidade e completude que dá sentido à conversão, à renúncia e ao sacrifício que gera já no presente perpassado pela desigualdade, violência e exclusão, uma vida incorruptível, uma comunhão permanente.

No Tabor, aprendemos a não desistir dos sonhos, a continuar a caminhada firme e esperançosa de construir, ainda que na provisoriedade e fragilidade de nossos passos e tentativas, políticas públicas justas e solidárias, empenhos e projetos pastorais e cidadãos que façam mais habitável o mundo, mais digno e belo de ser vivido. Como Abraão, caminhemos para  frente, com ousadia e confiança nas promessas do Pai de uma Terra fecunda e de uma descendência feliz e incontável. Deus seja louvado!

 

O post A Aliança que transfigura a nossa vida apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.