A alegria do reencontro com a misericórdia

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

O Quarto Domingo da Quaresma tem um nome sugestivo:  Laetare, ou seja,  da alegria, estado espiritual de regozijo pela proximidade da Páscoa e pela experiência do perdão misericordioso do Pai. Apresenta-nos a parábola do Filho pródigo, que representa o itinerário humano de quem, separadando-se do amor paterno, se perde na sarjeta, gastando toda a sua herança.

Ao chegar ao fundo do poço, cai na real e decidido a ser recebido apenas como empregado empreende o caminho da volta. O Pai, todas as tardes, ficava com o coração apertado esperando o regresso do filho. Ao olhar a sua figura, corre ao seu encontro e, sem importar-se com o cheiro e a sujeira, o abraça acolhendo-o com ternura e compaixão a seu regaço paterno, dando-lhe de presente um anel símbolo da dignidade resgatada e um par de sandálias sinal da verdadeira liberdade.

O Pai, transbordante de alegria, organiza uma grande festa para celebrar a volta do filho. O irmão mais velho, ressentido ao saber pelos empregados do banquete preparado pelo Pai, fica ensimesmado, murmurando e julgando o comportamento paterno por ser por demais mole e injusto.  Na verdade, o irmão velho não amava ninguém, vivia a escravidão de quem julga e se acha melhor que os outros, considerando o Pai um patrão.

Esta parábola, que deveria ser chamada a do Pai misericordioso, questiona nosso relacionamento com Deus, a vivência da reconciliação fraterna e a gratuidade amorosa em nossos relacionamentos. Na verdade os dois filhos representam também posturas e comportamentos institucionais e eclesiais, o filho jovem a fuga da responsabilidade de servir e amar; o mais velho o farisaísmo do desempenho externo e aparente, sem importar-se com o próximo.

Por isso não basta apenas executar políticas públicas eficientes e organizadas, se não investirmos na qualidade dos relacionamentos, na solidariedade e na convivialidade compassiva e fraterna, pois a justiça, sem a misericórdia, facilmente esbarra no cálculo e na manipulação das pessoas. Deus seja louvado!

O post A alegria do reencontro com a misericórdia apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.