A alegria de ser samaritano e compassivo

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

São Lucas nos apresenta, neste 15º Domingo do tempo comum, a parábola que melhor concretiza e explana o amor cristão e a caridade fraterna. Numa sociedade dividida e individualista, tornam-se cada vez mais necessárias pessoas que vivam o altruísmo, a alteridade, partilhando sua vida com os irmãos, soerguendo os caídos, importando-se com os pequenos e marginalizados.

É importante salientar, na atitude do samaritano, uma pessoa mal vista e até odiada pelos judeus, por motivos religiosos, o olhar humano e compassivo de reconhecer na pessoa ferida e tombada no caminho um irmão que precisa de socorro e ajuda. Em vez de fazer como o levita e o sacerdote, que estavam mais ocupados em uma religião ritual, que proibia tocar em impuros, o samaritano aproximou-se, como Cristo, das nossas misérias e carências.

Carregou-o e levou-o a uma hospedaria para ser curado e sanado de seus ferimentos. Lá, ainda vai atar, fazendo curativos, e derramar óleo e vinho em seu corpo espancado pelos assaltantes. Antes de ir embora, deixa paga a sua estadia na hospedagem dizendo que, se faltar dinheiro, ele vai repor. Magnífica narrativa, que também é uma auto-apresentação de Jesus como o Médico divino, benigno e solidário, que vem para nos libertar de todos os males e soerguer-nos à dignidade de filhos.

Ser cristão é tornar-se próximo, servidor, capaz de derramar ternura e cuidado a todas as pessoas, não nos importando do credo, raça, filosofia ou partido, mas vendo sempre, com o olhar misericordioso, um irmão/ã que tem estampado, como todo ser humano, a imagem divina. Neste inverno, colaboremos com as pastorais sociais, que agem a nível estrutural, curando e dignificando os pobres e as pessoas desvalidas, como faz a Obra do Samaritano, no Santuário Diocesano, com os nossos irmãos do povo em situação de população de rua. Deus seja louvado!

O post A alegria de ser samaritano e compassivo apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.