Cefep oferece Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, em Brasília (DF)

Desde o dia 20 de janeiro que o Centro Cultural Missionário (CCM), localizado em Brasília (DF) recebe os 45 participantes da 7ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, organizado pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Até o dia 02 de fevereiro, sábado, os alunos estarão em contato com temáticas históricas, como a formação social, econômica, política e cultural do Brasil, legislação, cidadania, iniciativas sociais, bioética, entre outros.

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB. Crédito: Daniel Flores/CNBB

Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB afirma que a preocupação da entidade, em oferecer esse curso, sempre foi a de engajar os cristãos leigos e leigas na política para que esses tenham o cuidado de torná-la mais ética e embuída de valores cristãos. “Por sermos um país cristão, é preciso que tenhamos os valores cristãos também na política”, apontou. O bispo disse ainda que enquanto outras religiões estão avançando, tomando suas posições, bancadas, os católicos que são maioria absoluta no Brasil estão perdendo espaço.

Para que isso não ocorra é preciso, segundo o bispo, haver mais organização e reflexão por parte dos católicos, para que os mesmos possam ocupar-se verdadeiramente da política, do bem comum, das coisas públicas. “Mais do que nunca nós precisamos acordar os leigos para aquilo que é sério, não podemos ficar refém de um sistema que empobrece, que exclui e que ignora as minorias, as camadas populares, as organizações. É preciso reaquecer, reanimar e retomar, e é aí que o Cefep atua, por isso se diz fé e política”, aponta dom Severino.

Formação Política – Atualmente, o curso oferecido pelo Cefep tem duração de um ano e meio. De 14 a 27 de janeiro de 2018 foi realizada a primeira etapa, com 15 dias de encontros presenciais em Brasília (DF), totalizando 90 horas. Na sequência, a parte à distância, promovida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com 180 horas. A outra etapa presencial, essa que está sendo realizada até o dia 02 de fevereiro de 2019, tem outras 90 horas, totalizando 360 horas de curso.

Patrícia Costa, da diocese de São José dos Campos. Crédito: Daniel Flores/CNBB

Nesta edição participam representantes de diversas localidades do Brasil. A Patrícia Costa, da diocese de São José dos Campos, em São Paulo é uma delas. “O curso me abre uma possibilidade de intervenção no movimento, na organização e na formação na minha diocese ou em qualquer outro lugar que eu esteja para poder conversar com as pessoas, ter um diálogo baseado nos estudos de sociologia, antropologia, porque a Igreja não conversa sozinha, ela dialoga com as outras ciências para poder analisar o momento para que a gente possa fazer a nossa intervenção”, aponta.

Rosa Maria de Sousa, coordenadora da Escola Local de Fé e Política, de Ji-Paraná, em Rondônia. Crédito: Daniel Flores/CNBB

A Rosa Maria de Sousa também é outra participante. Coordenadora da Escola Local de Fé e Política, de Ji-Paraná, em Rondônia, ela afirma que o curso oferecido pelo Cefep serve para “fortalecer”. “Eu sou a oitava da nossa região que está fazendo o curso, então é fortalecer, adquirir conhecimento, essa vivência do que é a formação de fé e política e levar para a diocese”, disse.

Um outro objetivo do curso, de acordo com ela, é atender o cristão que tem interesse não só em participar da política partidária, mas também o de atuar em conselhos, nas associações, nas rádios comunitárias. “O importante é que tenhamos mais pessoas de fé e compromisso que possa atuar nas comunidades junto ao povo, pensando na evangelização e pensando também não só no hoje e no agora, mas também no Reino de Deus”, finalizou.

Outras informações sobre o curso do Cefep podem ser encontradas no site do organismo: http://www.cefep.org.br/

O post Cefep oferece Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, em Brasília (DF) apareceu primeiro em CNBB.


Fonte: Noticias da CNBB

Rede Excelsior de Comunicação

Leve a rádio sempre com você
Baixe nosso aplicativo

Some description text for this item

receba novidades por email
Assine a nossa newsletter

Some description text for this item

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.