Igreja no Brasil

Bispo diocesano recebe comenda 2 de Julho

Em 24 de maio último, o Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes da Silva, recebeu a ‘Comenda 2 de Julho – Libertadores da Bahia’, medalha concedida pela Assembleia Legislativa a cidadãos baianos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado da Bahia.

Estavam presentes à sessão especial de concessão da comenda o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes (irmão do homenageado), o vice-governador da Bahia, João Leão, o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (autor da proposta da comenda), entre outras autoridades.

Para prestigiar o ex-Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, diocesanos de Barreiras também se fizeram presentes na Assembleia Legislativa.

Dom Josafá – que há cerca de dez anos recebeu da Câmara Municipal de Salvador a Medalha Tomé de Souza pelos serviços pastorais prestados à capital baiana – falou sobre a nova honraria. “Tendo nascido em Salinas das Margaridas, município do Recôncavo Baiano, e vivido em Salvador até fevereiro de 2011, sei bem a importância simbólica dessa condecoração, pelo título que a nomeia”.

Em seu discurso, Dom Josafá afirmou que os ideais que norteiam a missão de um bispo que se coloca a serviço de um povo são os mesmos que levam a Igreja a ir além da espiritualidade, como fez o próprio Jesus. “Se um bispo conduz uma Igreja Particular com essa consciência, então ele só pode estar associado aos ideais que inspiraram os heróis do 2 de Julho”, salientou ele.

Enfatizando o contexto que serviu de parâmetro para a concessão da comenda, Dom Josafá traçou um paralelo entre a sua vida e o evento cívico que entrou para a história do país. “Desde criança participei das comemorações do 2 de Julho. Os lugares de luta pela independência foram espaços onde vivi a minha infância, adolescência e juventude, e onde também exerci, durante muitos anos, o meu ministério religioso. Por tudo isso, sinto-me imensamente honrado com a concessão do título. É um estímulo para a continuidade da minha missão”, acentuou.

Confira mais fotos do evento nas redes sociais da Excelsior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *