Na manhã da Quinta-feira Santa - este ano dia 29 de março -, padres e diáconos participarão da Missa da Renovação das Promessas Sacerdotais, que será celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizado no Colégio Antônio Vieira (Garcia), às 8h30. A Celebração Eucarística, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares.

Durante a Missa, Dom Murilo fará o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos e o óleo da Unção dos Enfermos. Os óleos dos catecúmenos são utilizados nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: Batismo: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação (Crisma): é o símbolo principal da consagração, também na fronte; na Ordenação Episcopal: sobre a cabeça do novo bispo; na Ordenação Sacerdotal: na palma das mãos do neo-sacerdote. Os óleos dos catecúmenos também são utilizados em outros ritos consacratórios, como na consagração de um altar, por exemplo. Já o óleo da Unção dos Enfermos proporciona aos doentes o remédio para a alma e o corpo, a fim de poderem suportar os males da carne e alcançar o perdão dos pecados.

Nesta celebração os padres também renovam as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. É um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

PASCOM