O padroeiro da cidade de Salvador, São Francisco Xavier, está recebendo homenagens neste mês de maio. O tema escolhido para este ano é “São Francisco Xavier, servidor do Evangelho, devoto de Maria, testemunha do Salvador e defensor da vida”.

Até o dia 9 os fiéis participam do novenário em preparação à festa, com início sempre às 16h, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Centro Histórico de Salvador). A programação será diferenciada no dia 4 de maio. Na ocasião haverá Missa de abertura do Dia de Adoração às 9h e logo após, por volta das 10h, o Santíssimo Sacramento ficará exposto para adoração, que seguirá até as 16h30 quando terá início uma procissão na praça do Terreiro de Jesus.

No sábado (6), das 7h às 13h, acontecerá a Jornada das Irmandades, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). A partir das 7h30 o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa na Basílica. Já às 15h, os fiéis participam de Missa com oração por cura e libertação na Igreja São Pedro dos Clérigos, presidida pelo pároco, padre Lázaro Muniz.

Na programação da festa de São Francisco Xavier também haverá Missa na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus) no dia 7 de maio, às 8h15. Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis seguirão para a Igreja São Pedro dos Clérigos onde haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. A partir das 11h será celebra a Missa em ação de graças pela presença da Comunidade Jesuíta em Salvador, presidida pelo padre José Antonio Pecchia, sj.

Na véspera da festa, dia 9 de maio, às 16h, também na Igreja São Pedro dos Clérigos, acontecerá um momento de oração e logo em seguida haverá o translado da relíquia de São Francisco Xavier para a Câmara Municipal de Salvador, com recepção pela presidência e por vereadores.

No dia festivo, 10 de maio, às 15h, a relíquia de São Francisco Xavier será conduzida da Câmara Municipal para a Igreja São Pedro dos Clérigos. Como acontece todos os anos, o andor será carregado por vereadores e guias de Turismo. Os festejos serão encerrados com a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 16h.

 

PASCOM / Arquiprimaz