A Orquestra Juvenil da Bahia apresenta o último concerto do Ciclo Beethoven 2016, com destaque para a Sinfonia nº 9, obra-prima do compositor, também muito conhecida por ser a primeira sinfonia a incluir coro e solistas vocais, na musicalização de ‘Ode à Alegria', do poeta alemão Schiller. A apresentação acontece no dia 18 de dezembro (domingo), às 19h, no Teatro Castro Alves, os ingressos estão disponíveis a preços populares: R$ 2 e R$ 4. Ao longo deste ano, a principal formação musical do programa Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) executou as nove sinfonias do compositor alemão.

Sob a regência de Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba, a Juvenil da Bahia também apresenta, em estreia mundial, a obra ‘Stamos em Pleno Mar, do compositor brasileiro André Mehmari. A nona sinfonia de Beethoven será executada pela Orquestra, com a participação dos estudantes da Haute Ecole de Musique (HEM – Escola Superior de Música) de Genebra, que irão atuar como solistas. Há cinco anos consecutivos, jovens estudantes de mestrado em canto, regência e instrumento da HEM realizam intercâmbios com o Neojiba, frutos de uma cooperação pedagógica entre o programa e a instituição suíça. 

Os Coros Juvenil e Sinfônico participam da execução de ambas as peças do programa. Yuli Martinez, Claudia Santos e Andréa Alves foram responsáveis pela preparação vocal das duas formações musicais. O Ciclo Beethoven conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.