Editoriais

Nova fase da Excelsior Recôncavo é celebrada pela Família Excelsior

Um grande ato marcou a história da Rádio Excelsior Recôncavo em 20 de junho último, ocasião em que a emissora mais nova da Rede Excelsior de Comunicação passou a operar, em definitivo, na frequência FM, na sintonia 102,7.

Sacerdotes da Diocese, comunicadores, autoridades políticas e ouvintes da emissora participaram desse momento histórico de migração do sinal AM para o FM. A cerimônia de lançamento da nova fase aconteceu na cidade de Cruz das Almas, onde está localizada a sede da Excelsior Recôncavo.

Na oportunidade, um novo conceito de rádio foi lançado, com apresentação da nova equipe e também de uma nova programação. Abrindo as atividades do dia festivo, às 8h, foi celebrada uma missa solene na Catedral Nossa Senhora do Bonsucesso, presidida pelo bispo da Diocese de Cruz das Almas, Dom Antônio Tourinho, que assumiu oficialmente a gestão administrativa e religiosa da emissora, com o objetivo de dar continuidade à caminhada iniciada pela antiga Rádio Alvorada AM 1.460.

Na homilia, além de ressaltar o papel do rádio na evangelização, o Bispo Diocesano destacou que o sinal FM vai contribuir na missão evangelizadora da nova Diocese. “Hoje existem muitas montanhas para falar ao povo de Deus. Através das diversas antenas a palavra de Deus entra em cada lar. A Igreja é comunicadora por excelência, porque sua primeira missão é comunicar a Boa Notícia que é Jesus Cristo”, disse Dom Antônio.

Após a missa, foi realizada uma mesa redonda no auditório da Catedral, da qual participaram Dom Tourinho; o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho (Orlandinho); o diretor da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, José Trindade; o diretor da Excelsior Recôncavo, Diácono Alan Bacelar; e o diretor comercial da Rede Excelsior, Almir Santana.

Na ocasião, José Trindade salientou a importância da Rádio como uma voz católica no Recôncavo, dialogando com a cultura local. “Essa é uma voz própria da Diocese, é importante que o povo participe para ajudar em sua construção”, incentivou ele.

Após o evento, foi a vez do jornalista Edmundo Filho, coordenador de Rádio do Governo do Estado da Bahia, proferir a palestra entitulada “O Futuro do Rádio – Mídia Local e Interativa”. Na presença de comunicadores da região, o palestrante falou sobre o papel desse veículo e os desafios no avanço das novas tecnologias. Edmundo Filho fez ainda uma ampla abordagem sobre as características da comunicação no rádio, apresentando estratégias para que os comunicadores estabeleçam vínculo com seus ouvintes e esse tipo de mídia cumpra o papel social a que foi destinado.

A palestra também foi prestigiada por personalidades do meio político, como a vereadora Ana Cristina, de Cachoeira; os vereadores Oswaldo da Paz e Roberto Câmara, de Cruz das Almas; o prefeito e o vice-prefeito do município, respectivamente, Orlando Peixoto Pereira Filho e Max Passos.

A Rádio Excelsior Recôncavo – A FM 102.7 pertence à Diocese de Cruz das Almas e integra a Rede Excelsior de Comunicação, gerida pela Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

A direção geral da emissora está a cargo do Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. Está inserida no universo das comunicações através da Rede Católica de Rádio (RCR), da Associação Internacional Católica de Comunicação, (Signis Brasil), da União Internacional de Radiodifusão Católica (Unda Brasil) e da Rádio do Vaticano (Itália). É afiliada da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Com olhar no futuro, a emissora oferece ao público ouvinte uma programação dinâmica e interativa, focada em valores do município de Cruz das Almas, seu entorno e todo Recôncavo baiano.

  • Equipe Gestora:
    Dom Tourinho
    Padre Josevaldo Nascimento
    Padre Hélio Vilas-Boas
    Diácono Alan Bacelar
    Diácono Washington
    Carlos Valter
    Lídia Navio
    Luciana Lordello
    Mário Jorge
  • Equipe de Comunicadores:
    Dom Tourinho
    Reginaldo Manzotti
    Diácono Alan Bacelar
    Emiliano Fagundes
    Evandro Garcia
    Juninho Rodrigues
    Lídia Navio
    Luciana Lordello
    Roger Cerqueira
    Sinara Souza
    Washington Bahia
    Wesley Nascimento

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *