Editoriais

Os Santos Juninos São Inspiração para os Discípulos Missionários da Família Excelsior

Não é de hoje que os festejos juninos são realizados como resultado de uma expressiva manifestação popular, especialmente no Nordeste do Brasil. A tradição, porém, surgiu na Europa e foi apresentada ao povo brasileiro pelos portugueses. Segundo historiadores, as festas juninas – antes chamadas de joaninas em alusão a São João – surgiram no velho continente no século XIV. Depois também foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29).

Hoje, acima de tudo, a Igreja nos convida a buscar nesses santos, reconhecidos como padroeiros das festas juninas, o modelo de discipulado que construíram com o testemunho de suas vidas. Nesse sentido, vale aqui também resgatar a história do Apóstolo Paulo, que tem o dia 29 de junho dedicado à sua memória.

Santo Antônio, por exemplo, destacou-se pela prática da caridade e pelo compromisso com a Palavra. São João preparou o caminho de Jesus, sendo lembrado pelo seu profetismo. Já São Pedro foi o primeiro Papa, a quem o próprio Jesus confiou a condução da igreja primitiva, a Igreja de Jerusalém, e Paulo levou a Palavra aos pagãos com um ardor missionário sem igual.

Olhando para as realizações desses santos, a Família Excelsior sente-se também no dever de evangelizar, só que agora utilizando-se de recursos de maior abrangência, como é o caso do rádio.

Unidos em oração a eles podemos rogar a sua dadivosa intercessão, recebendo por meio dela a graça de imitá-los como realização plena de nossa vocação de discípulos-missionários. Assim agindo, transformamos o legado deixado por eles em estímulo e força para seguirmos o caminho da santidade com o mesmo empenho e paixão que o fizeram.

E esse, sim, deve ser o principal motivo da nossa alegria ao celebrarmos as festas juninas: ver que os ensinamentos transmitidos por Antônio, João, Pedro e Paulo continuam sendo fonte de vida e esperança, independentemente de lugar e época, bastando que, para isso, seus feitos sejam sabiamente recordados.

Nesse sentido, a Família Excelsior é convidada a celebrar as festas dedicadas a esses fiéis seguidores de Cristo, participando das comemorações juninas com o olhar e o coração voltados para as reflexões realizadas nos tríduos, novenas, procissões e missas festivas, todas elas à luz do evangelho.

A Rede Excelsior de Comunicação divulga esses e outros eventos da Igreja no Brasil e no mundo, e você pode acompanhar tudo direto do seu celular. Divulgue a nossa programação e convide mais alguém para se alegrar conosco!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *